Preço do carro usado caiu 3,1% no semestre
— Tendência de queda dos preços vem se acentuando nos últimos cinco anos
— Usados da Volkswagen caem acima da média; modelo 2012 é o mais depreciado
O mercado de carro usado no Brasil nunca mais foi o mesmo depois da crise de 2008. Antes disso, os preços viviam grande instabilidade, com quedas em determinados momentos e aumentos em outros.
Nos últimos cinco anos e meio, no entanto, o setor entrou num ritmo que dificilmente terá retorno, deixando os carros usados cada vez mais baratos. No primeiro semestre deste ano houve mais uma boa depreciação: o último levantamento AutoInforme/Molicar mostrou que o carro usado ficou 3,1% mais barato no período.
O índice indica que o ritmo de queda continua semelhante ao registrado nos anos anteriores, com exceção de 2012, quando o carro usado perdeu ainda mais: 10,7%em doze meses. Nos anos anteriores o carro desvalorizou entre 5,5% e 7% ao ano (veja quadro) e no acumulado de 2008 a 2012 ele ficou 41,3% mais barato.
O levantamento é feito, marca por marca, apenas dos carros fabricados no Brasil. Os importados são agrupados num único item, que, a propósito, foi o que mais caiu de preço no semestre. Os importados tiveram uma queda de 6,9% de janeiro a junho, mais do que o dobro da queda média do mercado.
Os usados de outras cinco marcas também tiveram queda de preço acima da média, entre elas a Volkswagen, líder de mercado de novos e uma das que têm o maior volume de vendas no setor de usados: só o Gol tem uma frota de milhares de unidades ainda rodando, além de carros como Fox, Parati e Saveiro.
Corsa, Celta, Uno, Palio, Fiesta são outros modelos com grande volume no mercado de usados, e muito procurados por um contingente de compradores que não quer investir num novo e opta por carros que têm boa imagem no mercado e, mesmo com muitos anos de uso, um bom valor de revenda.
Os Volkswagen usados desvalorizaram 3,77% nos seis primeiros meses do ano. Os da Nissan tiveram queda de 3,18%, a Citroën registrou queda de 4,92% e a Peugeot 5,40%.
No caso das demais marcas os preços caíram menos do que a média do mercado, sendo que os menos afetados pela depreciação foram os utilitários da Agrale, cujos preços caíram apenas 0,12% no semestre. Além da Agrale, mais duas marcas tiveram queda de menos de 1%: os usados da Audi caíram 0,17% e os da Toyota 0,42%.
Chevrolet (-1,75%), Renault (-2,03%), Iveco (2,08%), Ford (2,15%) Mercedes-Benz (-2,50%), Fiat (2,83%), Mitsubishi (-2,89%) e Honda (-2,89%) também tiveram queda de preço no semestre, mas os índices foram menores do que a queda média do mercado.
O levantamento indica ainda que o modelo 2012 foi o que mais perdeu preço no primeiro semestre do ano:o carro com um ano de uso ficou 6,51% mais barato no período. Em seguida, o que mais caiu foi o modelo 2009, que ficou 6,29% mais barato. O preço do modelo 2011 caiu 5,78% e o do 2004, 5,67%.
Peugeot 206 Selection, Volvo S80 2.8, Audi A4 e Smart Cabrio foram os carros que mais perderam preço no primeiro semestre,todos com mais de 15% de depreciação em relação ao final do ano passado. Passat, Jinbei Topic, Ford Transit e BMW X3 também perderam mais de 15% do preço.
As razões da queda do preço do usado no primeiro semestre de 2013 são conhecidas: a grande concorrência entre montadoras e importadoras e a facilidade do crédito. Com o aumento da oferta do financiamento, as concessionárias facilitaram a compra do carro OK, oferecendo pequena entrada e pagamento a longo prazo e, ainda, juros menores do que para o financiamento de carro usado. Assim, muitos compradores de carro usado migraram para o setor de novos, aumentando a oferta e derrubando os preços.
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