Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Mercado brasileiro teve 236 novidades no semestre

Joel Leite

26/07/2013 15h05

 — Número refere-se a todas as versões de motorização, carroceria e acabamento; 102 carros saíram de linha
— A Volkswagen foi a marca que apresentou mais novidades: 22. A BMW foi a que mais retirou: 24

O ritmo do mercado brasileiro este ano, com vendas de 14 mil unidades por dia, provoca uma disputa agressiva entre as montadoras e as importadoras, que disputam a preferência dos quase quatro milhões de consumidores que compram um carro zero a cada ano no País.

Para atrair o cliente e enfrentar a concorrência com maior competência, as marcas renovam constantemente os seus catálogos de ofertas, apresentam novidades tecnológicas, alteram detalhes de acabamento, algumas vezes aparecem com carros totalmente novos e outras apenas mudam o nome da versão, para parecer que tem novidade.

O resultado é uma enxurrada de novidades a cada semana. Levantamento feito pela Agência AutoInforme revela que as 47 marcas que atuam no mercado brasileiro lançaram no primeiro semestre 236 novidades, quase dois carros novos por dia útil.

Por sua vez, saíram de linha 102 versões. Nessa conta estão incluídas todas as versões de motorização, carroceria e acabamento.

Entre os carros fabricados no Brasil, destaque para a versão aventureira HB20X, da Hyundai, e do modelo sedã da montadora, ambos fabricadosem Piracicaba. Outras novidades no semestre entre os produzidos no Brasil são o Fiesta hatch, feito em São Bernardo do Campo, o Peugeot 208 fabricado em Porto Real e o Prisma novo.

O Volvo V40 e o Lexus CTH 200 foram duas das novidades entre os importados, além do Fusion flex e o Mercedes-Benz Classe A (veja tabela)

Nem todas as mudanças foram modelos novos; algumas foram apenas alterações de detalhes em versões já existentes ou, ainda, apenas mudança de nomenclatura.

A Volkswagen foi a marca que apresentou o maior número de novidades: 22, com destaque para as versões da Saveiro geração 6. Amarca incluiu no catálogo várias versões da Amarok, Gol, Fox, Voyage, a maioria sem mudanças, apenas com alteração no nome: de Power para Highline. A Volks retirou de linha 17 versões.

A Míni foi a segunda marca que mais apresentou novidades, com destaque para o Paceman. Colocou 20 versões no catálogo e não retirou nenhuma.

A marca que mais retirou produtos do mercado foi a BMW: 24 versões. Mas apresentou 14 novidades no semestre.

O mercado brasileiro iniciou o segundo semestre com 1.364 opções de carros e comerciais leves para o consumidor

Veja o quadro completo dos lançamentos de todas as marcas no primeiro semestre de 2013

Veja a lista dos 236 carros lançados no primeiro semestre de 2013

Veja a lista dos 102 carros que saíram de linha no primeiro semestre de 2013

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.