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Honda CG ganha cara nova e é mais econômica na linha 2014

Joel Leite

31/07/2013 10h00

 — Em sua oitava geração, a moto mais vendida no Brasil chega com mudanças importantes

Lançada no mercado brasileiro em 1976 e líder no segmento de duas rodas há mais de 30 anos, a CG está mudando para enfrentar um segundo semestre promissor, na opinião dois dirigentes da Honda, ou menos ruim do que o primeiro.

Consagrada como uma das motos mais confiáveis e econômicas da categoria, a CG chega à sua oitava geração com mais de 10 milhões de unidades vendidas. A mudança foi grande: a CG 2014 ganhou um desenho mais agressivo, ampliando a sensação de robustez. Entre as novidades da linha, que conta com os modelos CG 125 Fan (versões KS / ES / ESD), CG 150 Fan (versão ESDi) e CG 150 Titan (versões ESD / EX), estão o novo desenho do tanque de combustível, o novo conjunto óptico, o escapamento, a rabeta e o assento.

Todo o conjunto frontal é novo, assim como o chassi e a suspensão, que foi recalibrada. O motor e o câmbio são os mesmos do modelo anterior. O redesenho do chassi deixou o conjunto quatro quilos mais leve. Com isso, a pilotagem ficou mais equilibrada e segura e melhorou muito a economia de combustível. Dados da fábrica indicam uma redução de 7% no gasto de gasolina.

Outro novidade é o painel de instrumentos, integrado à carenagem, totalmente digital, com aferição eletrônica de velocidade e marcador de combustível (disponível apenas na CG 150) e os comandos de seta e buzina são novos e mais modernos.

A CG 2014 mantém suas duas opções de motorização: 125cc e 150cc. O modelo CG 125 Fan tem motor quatro tempos arrefecido a ar. A alimentação do sistema é feita por um carburador e tem potência máxima de 11,6 cv a 8.250 rpm, e torque de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm.

Já a linha CG 150 está equipada com motor quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, alimentado com injeção eletrônica e sistema flex. O motor tem potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. (abastecido com gasolina) e 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm (abastecido com etanol).

O modelo de entrada – CG 125 Fan KS – tem um tanque exclusivo, com novo desenho. As versões 125 Fan (ES e ESD), CG 150 Fan ESDi e  CG 150 Titan agora tem carenagens incorporadas ao tanque de combustível, que dá um toque de esportividade.

Segurança

A partir da versão CG 125 Fan ESD a moto tem como item de segurança freios a discos com sistema de acionamento progressivo, tornando as frenagens mais suaves e seguras.

Na linha CG150, a suspensão foi recalibrada, garantindo melhor estabilidade e conforto em comparação como modelo anterior.

A linha CG 150 estará na rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto. Já a CG 125 Fan, começará a ser comercializada na segunda quinzena do mês de setembro.

Preços:

CG 125Fan(KS) – R$ 5.490,00

CG 125Fan(ES) – R$ 6.100,00

CG 125Fan(ESD) –  R$ 6.250,00

CG 150Fan(ESDi) –  R$ 6.750,00

CG 150 Titan(ESD) –  R$ 7.320,00

CG 150 Titan(EX) –  R$ 7.830,00

A garantia é de um ano sem limite de quilometragem.

 

Luiz Cipolli Junior, de Campinas

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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