Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Com o Hi Way, Iveco quer consolidar a marca no mercado brasileiro

Joel Leite

20/08/2013 13h46

Extrapesado que esta sendo lançado nesta terça-feira no Chile vai incrementar as vendas em ano de super safra de grãos e de obras de infraestrutura

Para conquistar o caminhoneiro, que vive mais dentro do caminhão do que na sua própria casa, a Iveco apostou no conforto, além, é claro, de tecnologia de ponta no novo Stralis Hi Way, o extrapesado que está sendo lançado aqui em Santiago, no Chile, e com o qual a empresa espera consolidar a presença no mercado brasileiro, onde tem ampliado a participação nas vendas, embora não no ritmo previsto. A Iveco deverá fechar 2013 com 9% do mercado de caminhões.

A cabine tem duas camas, acomodando portanto motorista e ajudante, com itens sofisticados, como controle remoto da  climatização, iluminação de LED, luzes de leitura, tudo com muito conforto.

Eleito o melhor caminhão do mundo na feira de Hannover, Alemanha, o Hi Way é um produto mundial, mas foi adaptado para o mercado brasileiro, recebendo investimentos de R$ 100 milhões para as modificações no produto e a produção na fábrica de Sete Lagoas, Minas Gerais.

O caminhão terá três versões de motorização. Com 440cv, 480cv e a topo de linha com 560 cavalos de potencia. Com cambio automatizado, o Hi Way se caracteriza, segundo a fábrica, pelo bom desempenho, com alto torque e baixo consumo.

Na apresentação do caminhão para os jornalistas, ontem à noite, foi informado que o caminhão consome 1,4% a menos do que os concorrentes. Pode parecer uma economia insignificante. Seria, se fosse um carro de passeio, mas num caminhão, que roda 10 mil quilômetros por mês (o que equivalente ao que um carro roda em média por ano), o resultado é uma economia razoável. O diretor da Iveco fez as contas: a economia de uma empresa que tem 60 caminhões na frota chega a R$ 1 milhão em quatro anos.

A expectativa, segundo o diretor comercial Alcides Cavalcanti, é crescer na esteira do aumento de vendas do segmento de extrapesados, que deverá passar de 35 mil unidades no ano passado para 50 mil este ano.

"Será um ano excelente, com uma safra recorde de grãos e o aumento de obras de infraestruturaem todo o País, em razão da Copa do Mundo e das Olimpíadas", prevê Alcides Cavalcanti.

A Iveco vai oferecer como diferencial ao consumidor um programa ousado de atendimento pós venda, que dará suporte 24 horas ao caminhoneiro e o comprometimento de atendimento rápido, uma vez que um caminhão desse porte parado tem um grande impacto na receita. O compromisso da Iveco é atender o pedido de peças de reposição em no máximo 24 horas. Em caso de não atendimento a empresa paga a peça para o cliente.

O preço do Stralis Hi Way vai de R$ 320 mil (versão 4X2 de 440cv) à R$ 395 mil (versão 6X4 de 560 cavalos).

 

Joel Leite, de Santiago

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.