Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Estádios da Copa terão certificação sustentável

Joel Leite

27/08/2013 15h04

— Dados do Green Building Council indicam o Brasil como o 4º do mundo (e o 1º da América Latina) no ranking de construções sustentáveis

Vários setores e empresas brasileiras estão implantando práticas sustentáveis, o que lhe darão maior visibilidade e reconhecimento no mercado internacional, além de contribuir para o ecossistema brasileiro.

O setor de construção sustentável dobrou o número de obras em 2013, em relação ao mesmo período de 2012, incluindo obras públicas, privadas e os 12 estádios que estão em fase final de construção para a Copa do Mundo de 2014. Todos os estádios serão entregues com a chancela de "certificação sustentável".

A previsão para o setor é que o número de construções sustentáveis continue crescendo nos próximos anos.

O Brasil é o quarto país no ranking mundial de empreendimentos sustentáveis, sendo o primeiro na América Latina, segundo os dados do Green Building Council.

"Hoje os custos para construção de um empreendimento sustentável certificado é de 0,5% a 7% mais alto que o custo de um empreendimento convencional. Em contrapartida, os custos operacionais são em torno de 8% a 9% mais baixos, devido a redução de preço de outros segmentos, caso da recuperação de resíduos, que aumenta a eficiência e reduz gastos.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.