Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Jornais vão criar editoria de Médicos Cubanos

Joel Leite

27/08/2013 10h01

— Profissionais da saúde viraram "personalidades"; jornal descreve em detalhes primeiro dia no Brasil; fonte principal é o blogueiro da Veja Reinaldo Azevedo.

O programa Mais Médicos está abrindo mercado de trabalho para jornalistas no Brasil. Pela cobertura feita nesta terça-feira dos médicos cubanos no Brasil, o jornal Diário do Comércio indica que vai criar uma editoria de Médicos Cubanos. Fez uma reportagem descrevendo com detalhes o primeiro dia dos profissionais:

"Ontem, eles acordaram às 5h30 e tomaram café da manhã entre 5h45 e 6h15. O cardápio, com bolinhos, pão e hambúrguer, causou estranhamento. "A comida é fatal" (ruim), criticou o cubano Bladimir Quintan Remedios, especialista em medicina da família. Às 6h30 os médicos foram levados para Vitória de Santo Antão (a 57 km de Recife), onde passaram pela primeira aula na Universidade Federal de Pernambuco. Com batas brancas, eles desembarcaram após uma hora de viagem."

Nem o papa Francisco teve um acompanhamento tão de perto pelos militantes do jornal.

A matéria entra em detalhes como o tipo de cama que os médicos dormiram e o tipo de banheiro que eles usaram. Lembra também que usavam roupas amassadas porque o armário destinado a eles é muito pequeno.

O jornal mostrou-se preocupado também com o salário dos médicos cubanos. A ministra da Saúde de Cuba, Marcia Cobas, afirmou que os profissionais cubanos receberão 100% de seus salários (e mais um bônus), mas o Diário do Comércio recorreu a outra fonte, que provavelmente considerou mais confiável: o blogueiro da revista Veja Reinaldo Azevedo. Acredite.

O militante da revista "informou" ao jornal que a ministra cubana "deu ordens expressas para que os cubanos não deixassem os locais onde estão hospedados para o lazer".

O militante da Veja "revelou" que outros médicos estrangeiros, não cubanos, foram passear e "arcaram com as despesas de táxi e lanche". Fico emocionado com a qualidade do jornalismo praticado por esses dois órgãos.

A Folha de São Paulo também dedica uma página inteira para o primeiro dia dos médicos cubanos no Brasil, destacando na primeira página a agressão de médicas cearenses aos profissionais de Cuba e ignorou a boa recepção que eles tiveram em outras cidades brasileiras.

Na reportagem, preciosidades como "Em Vitória de Santo Antão, um médico pediu para o repórter falar mais devagar" (porque ele não estava entendendo o português).

Alguns jornais devem ampliar o quadro de funcionários, montar estruturas especiais para acompanhar os médicos cubanos no país. Pelo menos até que eles consigam mandá-los de volta para Cuba.

Tenha certeza: o que se viu hoje foi apenas um aperitivo. O prato principal vem no fim de semana, na capa de Veja e afins, até porque o seu militante blogueiro, que é a fonte de colegas, deve estar guardando informações bombásticas para a reportagem da sua revista.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.