Preço do carro zero sobe abaixo da inflação
— Grande concorrência segura o preço do carro, que subiu apenas 0,5% este ano, contra 2% do IPC da FIPE.
— O MG 750 2.5 turbo foi o que mais subiu (+14%) e o Chery QQ foi o que mais caiu de preço em agosto (-16,7%).
A grande concorrência no mercado brasileiro (são 49 marcas disputando a preferência do consumidor) está mantendo os preços estáveis este ano.
O Preço de Verdade do Carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, se manteve estável em agosto, depois de quatro meses em queda e no acumulado do ano registra uma alta de apenas 0,5%, um índice bem abaixo da inflação no período, que é de 2%, conforme o IPC da FIPE.
O estudo Preço de Verdade, feito pela Agência Autoinforme em parceria com a Molicar, que faz a cotação dos preços, analisa os preços de todos os carros novos vendidos no mercado interno (fabricados no Brasil e importados).
Mesmo pressionado pelo aumento dos carros importados, que sofrem a pressão da alta do dólar, o mercado se mantém estável, com apenas três altas este ano (janeiro, fevereiro e março), quedas nos quatro meses seguintes e estabilidade em agosto.
Observe (veja tabela abaixo) que as marcas que mais subiram de preço este ano foram as importadas. Algumas, como Porsche e Effa, tiveram aumentos reais de mais de 5% e a MG, que atua num pequeno nicho de mercado, subiu 16% nos oito primeiro meses do ano.
Aston Martin (+4,8%), Hyundai (4,5%), JAC (3,8%) e Changan (3,7%) – todas importadas – também, tiveram altas importantes (acima de 4%) este ano, confirmando a influência do dólar no aumento para o consumidor final.
A Volkswagen e a Chevrolet são as marcas de grande volume que mais aumentaram os preços este ano. Na média, os carros da Volks ficaram 2,8% mais caros e os da Chevrolet 2,2%.
Das quatro marcas tradicionais, apenas a Ford não registrou alta nos preços, ao contrário: seus carros ficaram, na média, 2,5% mais baratos.
Em agosto o dólar foi impiedoso para algumas marcas, como a Aston Martin, que teve aumento de 20,1%. O modelo DB9 Coupe 6.0 V-12 subiu de R$ 940 mil para R$ 1,2 mil.
O MG 750 2.5 turbo teve alta de 14%. Porsche Panamera 3.6 V6 (18%), Iveco Daily Gran Furgone (9%) e Mercedes-Benz E 63 (11,8%) também tiveram altas expressivas em agosto.
O Chery QQ foi o carro que mais caiu de preço em agosto, passando de R$ 24 mil para R$ 19,990,00, uma redução de 16,7%. O Subaru Impreza perdeu 14,5% e o Touareg 10,1%.
1- Veja a lista dos carros que mais subiram de preço em agosto
2- Veja a lista dos carros que mais caíram de preço em agosto
Preço de Verdade do Carro Zero
Agosto/2013 X Acumulado/2013
Por marca
MARCA | ago/13 | acumulado/13 |
MG | 11,28 | 16 |
Effa | 0 | 5,4 |
Porsche | 2,12 | 5 |
Aston Martin | 20,16 | 4,8 |
Hyundai | -0,13 | 4,5 |
JAC | 0 | 3,8 |
Changan | -0,98 | 3,7 |
Lobini | 0 | 3,2 |
Chamonix | 0 | 2,8 |
Volkswagen | 0,23 | 2,8 |
Iveco | 2,7 | 2,7 |
Chevrolet | 0,18 | 2,2 |
Fiat | -1,05 | 1,7 |
Renault | 0,21 | 1,1 |
Troller | 0 | 1 |
Ssangyong | -0,24 | 1 |
Mercedes-Benz | 1,35 | 0,8 |
Média Mercado | 0 | 0,5 |
Mitsubishi | -0,91 | 0,5 |
Land Rover | 0,06 | 0,1 |
Kia | -0,17 | -0,1 |
Suzuki | 0,17 | -0,2 |
Maserati | 0 | -0,9 |
Jaguar | 0 | -1 |
Nissan | -0,31 | -1 |
Volvo | -0,12 | -1,6 |
Hafei | 0 | -1,7 |
Citroën | -2,28 | -1,8 |
Subaru | -2,48 | -2 |
Toyota | -0,35 | -2,1 |
Jeep | 0 | -2,2 |
Ford | 0,2 | -2,5 |
Jinbei | -0,26 | -3,2 |
Lexus | 0 | -3,6 |
Chrysler | 0,17 | -4 |
Honda | 0,62 | -4,2 |
Bentley | 0 | -4,4 |
Peugeot | -0,13 | -4,8 |
RAM | 0 | -5,3 |
Lifan | -0,72 | -5,4 |
Chery | -1,8 | -6,3 |
Shineray | 0 | -6,6 |
TAC | 6,02 | -6,6 |
Audi | -0,25 | -6,6 |
Míni | -0,15 | -6,9 |
Dodge | 0 | -9,6 |
Mahindra | 0 | -9,8 |
Smart | 0 | -10,2 |
BMW | -0,02 | -11,9 |
Rely | 0 | -13,5 |
Fonte: Autoinforme/Molicar |
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