Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Preço do carro zero sobe abaixo da inflação

Joel Leite

18/09/2013 16h23


— Grande concorrência segura o preço do carro, que subiu apenas 0,5% este ano, contra 2% do IPC da FIPE.
— O MG 750 2.5 turbo foi o que mais subiu (+14%) e o Chery QQ foi o que mais caiu de preço em agosto (-16,7%).

A grande concorrência no mercado brasileiro (são 49 marcas disputando a preferência do consumidor) está mantendo os preços estáveis este ano.

O Preço de Verdade do Carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, se manteve estável em agosto, depois de quatro meses em queda e no acumulado do ano registra uma alta de apenas 0,5%, um índice bem abaixo da inflação no período, que é de 2%, conforme o IPC da FIPE.

O estudo Preço de Verdade, feito pela Agência Autoinforme em parceria com a Molicar, que faz a cotação dos preços, analisa os preços de todos os carros novos vendidos no mercado interno (fabricados no Brasil e importados).

Mesmo pressionado pelo aumento dos carros importados, que sofrem a pressão da alta do dólar, o mercado se mantém estável, com apenas três altas este ano (janeiro, fevereiro e março), quedas nos quatro meses seguintes e estabilidade em agosto.

Observe (veja tabela abaixo) que as marcas que mais subiram de preço este ano foram as importadas. Algumas, como Porsche e Effa, tiveram aumentos reais de mais de 5% e a MG, que atua num pequeno nicho de mercado, subiu 16% nos oito primeiro meses do ano.

Aston Martin (+4,8%), Hyundai (4,5%), JAC (3,8%) e Changan (3,7%) – todas importadas – também, tiveram altas importantes (acima de 4%) este ano, confirmando a influência do dólar no aumento para o consumidor final.

A Volkswagen e a Chevrolet são as marcas de grande volume que mais aumentaram os preços este ano. Na média, os carros da Volks ficaram 2,8% mais caros e os da Chevrolet 2,2%.

Das quatro marcas tradicionais, apenas a Ford não registrou alta nos preços, ao contrário: seus carros ficaram, na média, 2,5% mais baratos.

Em agosto o dólar foi impiedoso para algumas marcas, como a Aston Martin, que teve aumento de 20,1%. O modelo DB9 Coupe 6.0 V-12 subiu de R$ 940 mil para R$ 1,2 mil.

O MG 750 2.5 turbo teve alta de 14%. Porsche Panamera 3.6 V6 (18%), Iveco Daily Gran Furgone (9%) e Mercedes-Benz E 63 (11,8%) também tiveram altas expressivas em agosto.

O Chery QQ foi o carro que mais caiu de preço em agosto, passando de R$ 24 mil para R$ 19,990,00, uma redução de 16,7%. O Subaru Impreza perdeu 14,5% e o Touareg 10,1%.

1- Veja a lista dos carros que mais subiram de preço em agosto
2- Veja a lista dos carros que mais caíram de preço em agosto

Preço de Verdade do Carro Zero
Agosto/2013 X Acumulado/2013
Por marca

MARCAago/13acumulado/13
MG11,2816
Effa05,4
Porsche2,125
Aston Martin20,164,8
Hyundai-0,134,5
JAC03,8
Changan-0,983,7
Lobini03,2
Chamonix02,8
Volkswagen0,232,8
Iveco2,72,7
Chevrolet0,182,2
Fiat-1,051,7
Renault0,211,1
Troller01
Ssangyong-0,241
Mercedes-Benz1,350,8
Média Mercado00,5
Mitsubishi-0,910,5
Land Rover0,060,1
Kia-0,17-0,1
Suzuki0,17-0,2
Maserati0-0,9
Jaguar0-1
Nissan-0,31-1
Volvo-0,12-1,6
Hafei0-1,7
Citroën-2,28-1,8
Subaru-2,48-2
Toyota-0,35-2,1
Jeep0-2,2
Ford0,2-2,5
Jinbei-0,26-3,2
Lexus0-3,6
Chrysler0,17-4
Honda0,62-4,2
Bentley0-4,4
Peugeot-0,13-4,8
RAM0-5,3
Lifan-0,72-5,4
Chery-1,8-6,3
Shineray0-6,6
TAC6,02-6,6
Audi-0,25-6,6
Míni-0,15-6,9
Dodge0-9,6
Mahindra0-9,8
Smart0-10,2
BMW-0,02-11,9
Rely0-13,5
Fonte: Autoinforme/Molicar

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.