Blindado usado é opção mais barata de proteção
– A depreciação do blindado é tão grande que depois de alguns anos pode custar até mais barato do que o mesmo carro não blindado.
A sensação de insegurança cresce entre os brasileiros, principalmente nas cidades grandes, onde os índices de criminalidade assustam. Nem sempre essa sensação de insegurança tem bases reais: segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo menos de 0,1% dos roubos se transformam em latrocínio, ou seja: são seguidos de morte.
Mas como o que importa é a sensação, tem muita gente recorrendo ao carro blindado para se proteger. O médico Rodrigo Belmont optou por ir à pé de casa até a sua clínica, em São Paulo, por temer um assalto no caminho. Ele está procurando um carro blindado, mas se assustou com os preços do zero e se surpreendeu positivamente com o valor do usado:
"Vi um Honda CRV modelo 2010/2010 topo de linha por R$ 85 mil. Achei barato. Vou comprar", decidiu, embora esteja preocupado com os problemas que vai ter ao comprar um blindado usado. Com razão, como veremos mais adiante.
Como o carro blindado tem uma depreciação muito grande, o mercado de usados acaba atraindo muita gente que procura pelo equipamento, mas não quer investir tanto num zero quilômetro.
"Um Jetta OK blindado, ano 2013/2013 que custa R$ 145 mil, depois de três anos vai valer apenas R$ 90 mil", disse um vendedor especializado nesse segmento.
A depreciação do carro blindado é tão grande que, em alguns casos, depois de alguns anos custa mais barato do que o mesmo modelo sem blindagem. Uma loja especializada em carros Volkswagen oferecia na semana passada um Bora 2008 blindado por R$ 20 mil. O mesmo carro não blindado era avaliado por R$ 28 mil.
Num site de vendas de usados encontramos um Toyota Hillux SW4 ano 2007 blindado por R$ 83 mil, mesmo preço do modelo não blindado. Outro exemplo é do Passat 2005 blindado, que é oferecido por R$ 30 mil, três mil reais mais barato do que o mesmo carro, do mesmo ano, sem blindagem (veja tabela abaixo).
Mesmo quando o blindado é mais caro, a diferença é muito menor do que o valor da blindagem, caso do New Civic 2007, que custa R$ 42 mil blindado e R$ 32 mil não blindado.
Isso mostra que a depreciação do carro blindado é muito grande depois de mais de cinco anos de uso. Quando o carro é mais novo a diferença de preço entre o blindado e o comum é maior. Veja os exemplos da tabela: um Hyundai i30 2010 blindado está sendo oferecido por R$ 62 mil, enquanto um não blindado por R$ 39 mil. A Captiva 2011 custa R$ 90,8 mil blindada e R$ 62 mil não blindada.
"O que mais deprecia o carro blindado é a delaminação (a separação do metal das placas de vidro) do parabrisas. O vidro começa a ficar embaçado e o dono do carro tem que fazer a troca, o que vai custar caro", explicou o vendedor.
"É comum a formação de bolhas nos vidros depois de três a quatro anos de uso, devido à exposição do carro ao sol e à chuva, abertura e fechamento das portas com os vidros abertos e também pelo passar do tempo. Mas isso interfere apenas na parte estética do carro, o poder balístico não é afetado", disse Waldir da Silva Xavier, gerente da Auto Nobre, revendedora de blindados no Campo Belo, em São Paulo.
Além de mais barato, o usado atrai o consumidor que precisa do carro na hora, que não quer esperar até 40 dias, prazo médio dado pelas blindadoras para fazer o serviço.
"Muita gente chega na loja querendo o carro na hora. São pessoas que acabaram de sofrer um assalto e estão apavoradas. Preferem um usado do que esperar pelo OK", disse Christian Conde, presidente da Associação Brasileira de Blindagem.
Cuidados na hora da compra
Mas a compra de um carro blindado usado requer alguns cuidados especiais. É preciso verificar a procedência do carro e, principalmente, saber como foi feito o serviço. Por isso você deve exigir a documentação que comprove a blindagem e fazer uma visita á blindadora original para conhecer a qualidade e a amplitude da blindagem, uma vez que existem vários graus de proteção.
Todos os produtos com resistência balística são controlados pelo Exército, desta forma a empresa blindadora tem quer ter o Certificado de Registro – CR expedido pelo Exército. A empresa é obrigada a entregar para o cliente um termo de responsabilidade onde garante que todas as peças usadas na blindagem passaram por testes de qualidade.
No caso dos usados a revendedora fornece o Certificado de Registro (CR) em dia, o certificado de garantia da blindagem, todos os documentos do carro em ordem e algumas revendedoras ainda fornecem garantia de manutenção do motor e do câmbio por alguns meses. A garantia da blindagem varia entre três e cinco anos, dependendo da blindadora.
Como podemos observar o mercado de blindados usados pode ser uma ótima opção para quem deseja maior segurança no dia a dia. Pagando um valor bem menor do que o de um OK, a pessoa tem a mesma segurança dentro do seu carro. Mas, assim como na compra do novo, na hora de vender, vai perder mais dinheiro em relação a um carro comum.
Maior mercado do mundo
O mercado de blindados no Brasil continuaem expansão. Em 1995 foram vendidos 388 carros blindados no País, no ano seguinte este número praticamente dobrou: 686. Aprocura por blindados não parou mais, em 1997 já era 1.111 unidades vendidas. No ano de 2012 foram vendidos 8.384 carros, um aumento de 655% em 15 anos.
Brasil, Colômbia e México são os paises que mais usam esse tipo de veículo, maso Brasilé o que mais blinda carros para uso civil. Na Colômbia e no México é para uso militar.
A frota brasileira de carros blindados é de 75 mil unidades, segundo a Abrablin, a associação brasileira de blindadoras. O Corolla foi o carro mais blindado, mas atualmente os que mais recebem a proteção balística são modelos de luxo.
No primeiro semestre de 2013 o mais blindando foi o Range Rover Evoque, seguido pelo Tiguan, Jetta, Corolla e Volvo XC-60, nesta ordem.
Diferença de preços entre blindados e não blindados
Modelos à venda encontrados no mercado na semana passada. Em alguns casos o blindado é mais barato do que o não blindado.
Modelo/ano | Blindado | Não blindado |
Bora 2008 | R$ 20 mil | R$ 28 mil |
Omega 2005 | R$ 27 mil | R$ 33 mil |
Passat 2005 | R$ 30 mil | R$ 33 mil |
Hillux SW4 | R$ 83 mil | R$ 83 mil |
New Civic 2007 | R$ 42 mil | R$ 32 mil |
I30 2010 | R$ 62 mil | R$ 39 mil |
Bmw X5 2010 | R$ 225 mil | R$ 159 mil |
Jetta 2010 | R$ 60 mil | R$ 48 mil |
Captiva 2011 | R$ 90,8 mil | R$ 62 mil |
Corolla 2007 | R$ 33 mil | R$ 29 mil |
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