Ix35, o novo Hyundai "brasileiro"
O grupo Caoa investiu R$ 600 milhões para produzir mais um modelo da Hyundai em Anápolis
O grupo Caoa anunciou nesta quinta-feira (17), um investimento de R$ 600 milhões, em sua fábrica na cidade de Anápolis, para a produção nacional do Ix35 flex, processo que levou um ano para ser concretizado. Atendendo as regras do programa Inovar Auto, 60% deste carro utilizará materiais nacionais.
Os principais parceiros da Caoa para a nacionalização do carro, são a Johnson Controls, que fornecerá os bancos e a tapeçaria, a Heliar entregará as baterias, a Dupont será a fornecedora de tinta, a 3M irá fornecer as peças para acústica do carro, a Pirelli fornecerá os pneus, os vidros serão fornecidos pela Saint Gobain e a injeção para o motor flex pela Magnetti Marelli. Grande parte dos fornecedores estão localizados no estado de São Paulo e Minas Gerais.
Com estes investimentos, a linha de produção terá capacidade para produzir até 240 unidades por dia e conta com 10 robôs, responsáveis por 50% da soldagem do carro, que será produzido apenas para o mercado brasileiro outros países da América Latina continuarão importando da Coreia.
A montadora quer produzir 24 mil unidades por ano (vender duas mil por mês) além de continuar com a produção de outros três veículos em Anápolis: o Tucson, a caminhoneta HR e o VUC HD78.
A Caoa é responsável pela produção e importação dos carros de nicho da marca e a Hyundai continuará produzindo apenas a linha HB na fábrica de Piracicaba.
O Ix35 flex nacional, vem com os mesmos itens do modelo importado e um kit multimídia, com rádio, toca cd, gps, bluetooth, câmera de ré e entrada para cabo usb, mp3 e auxiliar. Vai custar R$ 94,9 mil.
Caio Bednarski, de Anápolis
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