Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Preço do carro zero tem primeira alta desde março

Joel Leite

23/10/2013 14h10

— Aumento foi de apenas 0,09% em setembro. No ano preço do OK está apenas 0,6% mais caro, para uma inflação de 2,25%.

Depois de cinco quedas mensais consecutivas, o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, teve uma pequena alta de 0,09% em setembro. Agora, o aumento do preço do carro no ano – janeiro a setembro – atinge 0,6%, um índice bem inferior ao da inflação no período: o Índice de Preços ao Consumidor, IPC da FIPE, registra uma alta de 2,25% nos nove primeiros meses do ano.

O resultado do estudo, feito pela Autoinforme com base na cotação da Molicar, indica que a tendência de queda do preço do carro zero, que ocorre desde 2006, permanece forte em 2013.

-

Depois das altas no primeiro trimestre (veja gráfico abaixo) a queda do preço foi constante e o aumento discreto de setembro, invés de apontar para uma recuperação, confirma a tendência que vem sendo delineada no ano.

Das 49 marcas que atuam no mercado brasileiro (veja tabela) 16 apresentaram crescimento de preço este ano. As marcas com pequena participação nas vendas foram as que mais subiram, como a Aston Martin (+4,80%), a Porsche (+4,99%), a Effa (+5,24%) e a MG (+16,05%).

Renault (+1,24%), Fiat (+1,79%), Chevrolet (+2,33%), Volkswagen (+3,01%), JAC (+3,83%) e Hyundai (+4,34%) também apresentaram crescimento este ano, enquanto Chery (-5,16%), Peugeot (-4,81%), Citroën (-2,78%), Ford (-1,44%), Nissan (-1,29%) e Kia (-0,18%), foram algumas das que tiveram queda de preço de janeiro a setembro.

-

Entre os carros que mais subiram de preço em setembro, destaque para a Ranger XLS 2.5, com alta de 13,7%, o Focus sedã 2.0, que subiu 11,9% e o Jumper, da Citroën, que ficou 10,5% mais caro e o Sentra (+9%).  Veja a lista abaixo.

Entre os modelos que ficaram mais baratos no mês, destaque para o Tucson GL, cujo preço caiu 6,3% no mês, o Livina 1.6, que caiu 5,7% e o Land Rover Range Rover Evoque 4WD, com – 5,6%.

-

-

Os carros que ficaram mais caros em setembro

MARCA_TIPOago/13set/13VAR. %
Ranger Cab.Simples XLS 4X2 2.5 16V58.00066.00013,79
Focus sedã SE 2.0 16v Power Shift.67.00074.99011,93
Focus hatch SE 2.0 16v Power Shift.66.00072.99010,59
Jumper Furgão 2.3 16V JTD Dies.71.50078.0009,09
Nissan Sentra S 2.0 16V-M56.00061.0008,93
Ranger C. D XLT 4X2 2.5 16v77.50084.0008,39
Ranger C.D. XLS 4X4 3.2 20V TDCi Dies.109.000118.0008,26
Etios hatch XLS 1.5 16v38.00041.0007,89
Focus hatch Titanium 1.6 16v66.00071.0007,58
BMW X3 4×4 (xDrive35i) M (Sport) 3.0 24v265.000285.0007,55
Fonte: Autoinforme/Molicar

 

Os carros que ficaram mais baratos em setembro

MARCA_TIPOago/13set/13VAR. %
Tucson GL 4X2-MT 2.0 16v63.00059.000-6,35
Livina43.70041.200-5,72
Range Rover Evoque 4WD Dyn. Tech 2.0 TB-Si4249.000235.000-5,62
Effa Furgão 1.0 8V28.50027.000-5,26
C3 Picasso Exclusive56.00053.300-4,82
Jaguar XF Portfolio 3.0315.000299.900-4,79
Golf GT 2.0 8v6300060000-4,76
Jimny 4×4 Sport 1.365.00062.000-4,62
Tucson GLS 4X2-AT 2.0 16v66.00063.000-4,55
Golf  GT 2.0 8v Câmbio tiptronic 4p6700064000-4,48
Fonte: Autoinforme/Molicar

 

Veja a lista das 49 marcas que atuam no mercado brasileiro e a variação de preço de janeiro a setembro

 Veja a lista dos carros que mais subiram de preço em setembro

 Veja a lista dos carros que mais caíram de preço em setembro

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.