Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Frota da Fedex no Brasil terá Kangoo elétrico

Joel Leite

29/10/2013 18h35

— Seis unidades do utilitário Renault passarão a fazer entregas em São Paulo e Rio
— Empresa já tem 615 carros elétricos e híbridos na sua frota mundial

A Fedex Express vai integrar os primeiros veículos elétricos à sua frota a partir de janeiro de 2014, carros com capacidade para 650 quilos e autonomia de 120 km e que vão fazer as rotas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os seis carros elétricos que farão parte da frota da empresa são da Renault, o Kangoo Maxi Z.E, o primeiro furgão 100% elétrico. Tem 2,4 m³ a 4,6 m³ de capacidade de carga. O Kangoo elétrico já vendeu 10 mil unidades em vários países.

"É uma oportunidade para avaliarmos a viabilidade do uso do carro elétrico no Brasil e faz parte de nosso empenho para encontrar soluções de transporte mais limpas, menos poluentes e mais eficientes. É também uma iniciativa que pode incentivar outras empresas a introduzirem esse tipo de veículo em suas frotas", disse Mike Murkowski, vice-presidente da  Fedex Express para a América do Sul.

A introdução de veículos elétricos na operação brasileira é parte da Earthsmart, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx, desenhada para conduzir o compromisso ambiental nas comunidades onde atua.

Outra ação da EarthSmart  presente no mercado brasileiro desde 2012, é o uso de envelopes produzidos com material 100% reciclado e emissão zero de carbono.

A Fedex tem 161 carros elétricos e 365 híbridos em serviço nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão e China, e vai fechar 2013 com 615 unidades.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.