Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Honda vai produzir energia eólica para sustentar fabrica de Sumaré

Joel Leite

29/10/2013 18h49

-

Com nove aerogeradores, usina em Shangri-la, RS, vai gerar 95 mil megahertz de energia por ano.

Toda a energia elétrica usada na fábrica de Sumaré será substituída, a partir de setembro de 2014, pela energia limpa gerada pelas torres de captação de vento que serão instaladas na usina eólica de Shangri-la, no Rio Grande do Sul, cujas obras iniciaram nesta terça-feira, com a presença do presidente da Honda Energy, Carlos Eigi.

Serão 95 megahertz por ano, o suficiente para atender uma cidade de 35 mil habitantes. Com isso a empresa vai deixar de emitir 2,2 mil toneladas de CO2 por ano.

A energia será transmitida através do Sistema Integrado Nacional, o SIN, que recebe e distribui energia em todas as cidades atendidas pela rede.

Os aerogeradores foram comprados na Dinamarca e representam 70% do investimento total, de R$ 100 milhões.

A construção da usina eólica no Brasil faz parte de um projeto global da empresa, que quer reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2020 (em relação a 2000).

A Honda planeja mais uma usina eólica para atender a fábrica que vai construir em Itirapina, SP.

A energia eólica está tendo um crescimento espantoso no Brasil, embora ainda represente uma parcela insignificante da matriz energética. Há três anos era 0,5%, hoje cresceu para 3%. O aumento, segundo a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Melo, vai ser ainda maior.

"Até 2022 a energia eólica deve representar 13% da nossa matriz energética".

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.