Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Marcas locais dominam mercado japonês

Joel Leite

31/10/2013 13h26

 — Só dois dos 50 carros mais vendidos no país são estrangeiros
 — No ranking por marcas, as oito mais vendidas são japonesas.

O Japão coloca os seus sedãs de luxo entre os carros mais vendidos nos Estados Unidos e em outros países, mas no mercado interno os campeões de vendas são modelos bem diferentes: carros híbridos, vans, monovolumes, e hatchs pequenos.

E embora o produto japonês conquiste cada vez mais espaço nos mercados estrangeiros, em seu país a presença de marcas estrangeiras é muito limitada.

A lista dos carros mais vendidos no Japão começa e acaba com modelos japoneses. Apenas dois estrangeiros aparecem no ranking dos 50 mais vendidos no mercado interno e mesmo assim no fim da lista: o Golf, da Volkswagen é o 47º colocado e o Série 3, da BMW, o 48º. Todos os outros são japoneses.

-

Primeiro país a produzir e vender em grande escala carros com a tecnologia híbrida (com um motor a combustão e outro elétricos), o Japão tem hoje dois híbridos na primeira e na segunda posição no ranking. O carro mais vendido no Japão é o Aqua e o segundo é o Prius, o mesmo que é vendido no Brasil. O Aqua tem 5,2% do mercado e o Prius 4,9%. Ambos são fabricados pela Toyota, a marca mais vendida no País, com mais do que o dobro da segunda colocada e também a líder mundial.

O terceiro carro mais vendido no Japão é uma minivan, a N-Box, da Honda, e o quarto é outro monovolume, o Move, da Daihatsu, Só depois do quinto colocado, o monovolume  WagonR, da Szuuki, é que aparece primeiro hatch, o Mira, da Daihatsu. Os sedãs melhor posicionados são os Toyota Crown (15º) e Corolla (16º)

-

Também o ranking por marcas tem o total domínio das japonesas. Oito das dez marcas mais vendidas são do país: a líder Toyota tem 29,1% de todas as vendas no país, ou 1.160.316 unidades de janeiro a agosto deste ano. Em seguida, quatro marcas disputam a segunda posição: Honda (13,7%), Nissan (13,1%), Suzuki e Daihatsu, ambas com 13,1% de participação.

-

Em seguida, bem atrás, aparecem mais três japonesas: Mazda, com 4,4% das vendas; Subaru (3,5%) e Mitsubishi (2,7%). Só depois é que aparecem as primeiras estrangeiras completando a lista das dez mais: a Volkswagen, nona colocada com 1,2% do mercado e a Mercedes-Benz, décima, com 1%.

-

Japão – Marcas mais vendidas
Jan-Set/2013

Class. MarcaUnidadesParticipação
Toyota1.160.31629,10%
Honda544.62313,70%
Suzuki521.20613,10%
Nissan520.62613,10%
Daihatsu492.54812,40%
Mazda174.1664,40%
Subaru138.8603,50%
Mitsubishi108.4672,70%
Volkswagen48.3841,20%
10ºMercedes-Benz39.1791,00%

Japão – Carros mais vendidos
Jan-Set/2013

Class.CarroUnidades
Toyota do Aqua208.678
Toyota Prius195.357
Honda N-Box178.757
Daihatsu Move168.384
Suzuki WagonR148.043
Daihatsu Mira120.424
Nissan Note118.621
Honda Fit109.325
Daihatsu Tanto100.436
10ºHonda N-One 89.148

Veja a lista completa

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.