Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Com vendas fracas e poucos dias úteis, novembro decepciona

Joel Leite

28/11/2013 16h36

 — Faltando dois dias para o encerramento do mês, as vendas parciais de 247,3 mil unidades indicam um dos piores desempenhos do ano.

Faltando dois dias para o encerramento do mês, dá pra dizer com certeza que novembro vai fechar como um dos piores meses deste ano.

Até esta quarta-feira foram vendidos 247,3 mil carros e comerciais leves, em 18 dias úteis (a última quinta feira, Dia da Consciência Negra, foi feriado apenas em São Paulo), o que dá uma média de 13.683 unidades por dia, bem abaixo da média diária deste ano, que é de 14.053 nos dez primeiros meses do ano.

Com apenas vinte dias úteis, novembro não deverá passar das 280 mil unidades, o que o transformaria no pior mês desde março último.

-

Mesmo com a expectativa de fim do desconto do IPI em janeiro os consumidores não estão animados para comprar, o que está preocupando o setor.

O ranking por marcas deve se manter sem alterações em novembro, com Fiat na liderança, seguida por Volkswagen, GM e Ford e a Hyundai se mantendo como a "nova" mais bem classificada, em quinto lugar, na frente da Renault (dados até dia 27). Veja ranking.

A lista dos dez carros mais vendidos também não deve ter grandes mudanças, apenas uma ou outra troca de posições: o Gol está disparado na frente, seguido por três carros que venderam até ontem mais de dez mil unidades: Uno, Palio e Fiesta hatch, nesta ordem. O Ônix deve fechar o mês na sexta posição e o Prisma entre os Dez Mais (veja ranking provisório).

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.