Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

A crise que não terminou

Joel Leite

29/11/2013 13h31

— Cinco anos após a crise de 2008, o preço do usado continua despencando: caiu 35,4% no período, enquanto o IPC da FIPE subiu 26,7%.
— Os estrangeiros foram os que mais perderam: carros da Audi, Volvo, VW e BMW ficaram até 69% mais baratos.

A crise de 2008, que fez despencar os preços dos carros usados, cinco anos depois ainda provoca estragos. Depois de protagonizar uma queda histórica de preço no último trimestre daquele ano (média de 7%, com casos que chegaram a 20%), o setor continua em decadência no que se refere a preço.

-

Em cinco anos, de setembro de 2008 (portanto um mês antes de eclodir a crise) a setembro de 2013, o carro usado teve uma queda média de 35,4%. Foram – 7% em 2008, – 6,5% no ano seguinte, – 5,5% em 2010 e -6,2% em 2011. Em 2012 o preço do usado teve a maior queda anual da história: – 10,7% (veja quadro) e em 2013 perdeu mais 6,2% de janeiro a setembro.

-

O estudo, feito pela parceria Autoinforme/Molicar, levantou os preços praticados do modelo 2007 em setembro de 2008 – o mês anterior à crise – e comparou com esse mesmo modelo 2007 cinco anos depois. Em alguns casos o resultado foi um desastre. Os carros importados foram os que mais sofreram: modelos como o Audi Cabriolet, a Variant, o Volvo V50 e o BMW X3 perderam mais de 60% do preço nesses cinco anos, assim como o Mitsubishi Grandis, o Citroën C6 e o Nissan Murano. Todos ano-modelo 2007.

-

Entre os carros fabricados no Brasil, o Marea, da Fiat, foi o que mais perdeu: o preço do Marea Weekend HLX 2.4 automático 2007 caiu 59,3% de setembro de 2008 a setembro de 2013.

Veja nos quadros dos carros Nacionais e Importados, quanto cada um perdeu nesses cinco anos.

-

Contra a corrente que levou o valor para baixo, muitos modelos tiveram uma queda de preço menor do que a inflação no período. No caso dos carros fabricados no Brasil isso ocorreu principalmente no segmento dos utilitários: muitas vans (de passageiro e de carga) e picapes tiveram uma queda de preço bem menor dos que os 26,7% registrados pelo IPC nesses 60 meses.

-

O preço do Hyundai HR (sempre modelo 2007) caiu apenas 3,5% (versão RS) e 6,9% (versão RD). A picape Hilux cabine simples perdeu apenas 10,1% e a van Sprinter 10,5%.

Tiveram pequena desvalorização também modelos como a picape Agrale Marruá (-14,3%), o Minibus Ducatto (-16,0%) e a Ranger cabine dupla (-17%).

-

Entre os importados – cujos preços dos usados foram impulsionados pelo aumento do zero em consequência da alta do dólar – destaque para o Lamborghini Murcielago 6.2, que perdeu apenas 4,3% do preço nesses cinco anos.

-

Também tiveram pequena desvalorização o Dodge Durango (-6,7%), o Mercedes-Benz SL 350 (-13%) e a picape Ram cabine dupla 4X2 (-18,2%). Veja a tabela completa.

-

Queda de preço dos usados

Ano           

Queda  (%)

2008 (set-dez)

-7,0%

2009

-6,5%

2010

-5,5%

2011

-6,2%

2012

-10,7%

2013  (jan a set)

-6,2%

Fonte: AutoInforme/Molicar

 

Alguns dos carros mais afetados pela crise
(modelo 2007)

MARCA_VERSÃO

ANO 2008

ANO 2013

VAR.%

PEUGEOT 407 SEDÃ FELINE 3.0 V-6 (Tiptr.) Gas.

98.800

42.000

-57,5

AUDI A3 SPORTBACK 2.0 20v TB FSI (S-Tronic) Gas.

123.000

52.200

-57,6

VOLKSWAGEN PASSAT TURBO 2.0 FSI (Comf.) Gas.

105.245

43.941

-58,2

VOLVO C-30 T-5 2.5 TB (Aut.) Gas.

110.000

45.907

-58,3

PORSCHE CAYENNE 4X4 4.8 TB V-8 (Tiptr.) Gas.

394.200

163.800

-58,4

CITROEN C5 3.0 V-6 24v (N.Ser.Aut.) Gas.

91.500

38.000

-58,5

MERCEDES-BENZ ML 350 4X4 3.5 V-6 Gas.

230.000

95.300

-58,6

HONDA ACCORD SEDÃ EX-AT 3.0 V-6 24v Gas.

92.800

38.300

-58,7

CITROEN C5 BREAK EXCL.2.0 16v (N.Ser.Aut.) Gas.

78.800

32.292

-59

PEUGEOT 407 SW 3.0 V-6 (Aut.) Gas.

100.000

40.958

-59

VOLKSWAGEN TOUAREG 4X4 5.0 V-10 (Tiptr.) Dies.

279.360

114.460

-59

TOYOTA CAMRY SEDÃ XLE 3.5 V-6 Gas.

115.800

47.400

-59,1

MITSUBISHI AIRTREK 4X4-AT 2.4 16v Gas.

79.800

32.300

-59,5

VOLVO XC-90 AWD 4X4 2.5 TB-IC (Aut.) Gas.

175.800

70.500

-59,9

AUDI Q7 4X4 4.2 V-8 (Tiptronic) Gas

280.000

112.000

-60

CHEVROLET OMEGA CD 3.6 SFI V-6 (Aut.) Gas.

118.000

46.300

-60,8

SUBARU TRIBECA AWD 4X4 LIMITED 3.6 V-6 Gas.

171.690

66.930

-61

CHRYSLER G. CARAVAN LIMITED 3.3 V-6 4X2 Gas.

143.200

54.600

-61,9

BMW X3 4X4 2.5 (Sport) Gas.

200.000

76.000

-62

NISSAN MURANO 4X4 SE 3.5 V-6 24v Gas.

160.000

60.000

-62,5

NISSAN TIIDA SL 1.8 16V-MT Gas.

61.013

29.100

-52,3

PEUGEOT 206 SW PRESENCE 1.4 8v A/G

34.000

16.100

-52,6

RENAULT MEGANE GRANDTOUR DYNAMIQUE 1.6 A/G

52.000

23.900

-54

FIAT MAREA HLX 2.4 20v (Aut.) Gas.

54.000

22.500

-58,3

FIAT MAREA WEEKEND HLX 2.4 20v (Aut.) Gas.

61.000

24.800

-59,3

Fonte: Molicar

 

Alguns dos carros menos afetados pela crise
(modelo 2007)

MARCA_VERSÃO

ANO 2008

ANO 2013

VAR.%

HYUNDAI HR 2.5TCI-RS Dies.

40.000

38.600

-3,5

TOYOTA HILUX CAB.SIMPLES  4X2 2.5TB 16v Dies.

62.500

56.163

-10,1

MERCEDES-BENZ SPRINTER 313-CDI VAN Dies.

78.500

70.246

-10,5

AGRALE MARRUA 4X4 PICAPE AM100  2.8 TB-IC Dies.

91.180

78.182

-14,3

TOYOTA HILUX C.SIMPLES 4X4 2.5TB 16v(Chassi) Dies.

63.800

54.426

-14,7

FIAT DUCATO MINIBUS VAN 2.8 JTD Dies.

64.300

54.000

-16

TOYOTA HILUX CAB.SIMPLES  4X4 2.5TB 16v Dies.

69.000

57.900

-16,1

FORD RANGER CAB.DUPLA XL 4X2 3.0 TB-Elet. Dies.

57.000

47.300

-17

PEUGEOT BOXER FURGAO 330(Curto) 2.8 HDI Dies.

55.000

44.800

-18,5

FORD F-250 CAB.SIMPLES XLT 4X2 3.9 TB-Eletr. Dies.

85.000

68.640

-19,2

RENAULT MASTER CHASSI CAB L2H1 2.5DCI 16V Dies.

53.300

42.300

-20,6

VOLKSWAGEN SAVEIRO (G4) TITAN 1.6  A/G

26.869

21.243

-20,9

LAMBORGHINI  MURCIELAGO 6.2 V-12 Gas.

920.000

880.000

-4,3

DODGE DURANGO 4X4 LIMITED 5.7 V-8 HEMI Gas.

150.000

140.000

-6,7

MERCEDES-BENZ SL 350 3.5 V-6 Gas.

240.000

208.800

-13

MERCEDES-BENZ CLK 500 CABRIO ELEG 5.0 V-8 Gas.

290.000

250.000

-13,8

MERCEDES-BENZ G 500 SW 4X4 5.0 V-8 Gas.

288.000

238.800

-17,1

DODGE RAM CAB.SIMPLES 4X2 2500 5.9 TB-IC Dies.

86.800

71.000

-18,2

HYUNDAI H-1 STAREX SVX 2.5 TB-IC Dies.

78.800

62.500

-20,7

CHRYSLER PT CRUISER CONVERSIVEL 2.4 16v Gas.

73.800

57.500

-22,1

KIA BONGO K-2500 2.5TB 4X2 Dies.

43.456

33.764

-22,3

MITSUBISHI LANCER EVOLUTION 4X4 2.0TB-IC Gas.

118.496

92.000

-22,4

NISSAN FRONTIER CAB.DUPLA XE 4X2 2.8 TDI Dies.

65.500

50.635

-22,7

KIA BONGO K-2700 2.7 4X4 (Cab.Dup) Dies.

53.300

40.700

-23,6

DODGE RAM 2500 CAB.DUPLA 4X4 5.9 TB-IC Dies.

110.000

79.000

-28,2

Fonte: Molicar

 

Veja a lista completa 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.