A crise que não terminou
— Cinco anos após a crise de 2008, o preço do usado continua despencando: caiu 35,4% no período, enquanto o IPC da FIPE subiu 26,7%.
— Os estrangeiros foram os que mais perderam: carros da Audi, Volvo, VW e BMW ficaram até 69% mais baratos.
A crise de 2008, que fez despencar os preços dos carros usados, cinco anos depois ainda provoca estragos. Depois de protagonizar uma queda histórica de preço no último trimestre daquele ano (média de 7%, com casos que chegaram a 20%), o setor continua em decadência no que se refere a preço.
Em cinco anos, de setembro de 2008 (portanto um mês antes de eclodir a crise) a setembro de 2013, o carro usado teve uma queda média de 35,4%. Foram – 7% em 2008, – 6,5% no ano seguinte, – 5,5% em 2010 e -6,2% em 2011. Em 2012 o preço do usado teve a maior queda anual da história: – 10,7% (veja quadro) e em 2013 perdeu mais 6,2% de janeiro a setembro.
O estudo, feito pela parceria Autoinforme/Molicar, levantou os preços praticados do modelo 2007 em setembro de 2008 – o mês anterior à crise – e comparou com esse mesmo modelo 2007 cinco anos depois. Em alguns casos o resultado foi um desastre. Os carros importados foram os que mais sofreram: modelos como o Audi Cabriolet, a Variant, o Volvo V50 e o BMW X3 perderam mais de 60% do preço nesses cinco anos, assim como o Mitsubishi Grandis, o Citroën C6 e o Nissan Murano. Todos ano-modelo 2007.
Entre os carros fabricados no Brasil, o Marea, da Fiat, foi o que mais perdeu: o preço do Marea Weekend HLX 2.4 automático 2007 caiu 59,3% de setembro de 2008 a setembro de 2013.
Veja nos quadros dos carros Nacionais e Importados, quanto cada um perdeu nesses cinco anos.
Contra a corrente que levou o valor para baixo, muitos modelos tiveram uma queda de preço menor do que a inflação no período. No caso dos carros fabricados no Brasil isso ocorreu principalmente no segmento dos utilitários: muitas vans (de passageiro e de carga) e picapes tiveram uma queda de preço bem menor dos que os 26,7% registrados pelo IPC nesses 60 meses.
O preço do Hyundai HR (sempre modelo 2007) caiu apenas 3,5% (versão RS) e 6,9% (versão RD). A picape Hilux cabine simples perdeu apenas 10,1% e a van Sprinter 10,5%.
Tiveram pequena desvalorização também modelos como a picape Agrale Marruá (-14,3%), o Minibus Ducatto (-16,0%) e a Ranger cabine dupla (-17%).
Entre os importados – cujos preços dos usados foram impulsionados pelo aumento do zero em consequência da alta do dólar – destaque para o Lamborghini Murcielago 6.2, que perdeu apenas 4,3% do preço nesses cinco anos.
Também tiveram pequena desvalorização o Dodge Durango (-6,7%), o Mercedes-Benz SL 350 (-13%) e a picape Ram cabine dupla 4X2 (-18,2%). Veja a tabela completa.
Queda de preço dos usados
Ano | Queda (%) |
2008 (set-dez) | -7,0% |
2009 | -6,5% |
2010 | -5,5% |
2011 | -6,2% |
2012 | -10,7% |
2013 (jan a set) | -6,2% |
Fonte: AutoInforme/Molicar |
Alguns dos carros mais afetados pela crise
(modelo 2007)
MARCA_VERSÃO | ANO 2008 | ANO 2013 | VAR.% |
PEUGEOT 407 SEDÃ FELINE 3.0 V-6 (Tiptr.) Gas. | 98.800 | 42.000 | -57,5 |
AUDI A3 SPORTBACK 2.0 20v TB FSI (S-Tronic) Gas. | 123.000 | 52.200 | -57,6 |
VOLKSWAGEN PASSAT TURBO 2.0 FSI (Comf.) Gas. | 105.245 | 43.941 | -58,2 |
VOLVO C-30 T-5 2.5 TB (Aut.) Gas. | 110.000 | 45.907 | -58,3 |
PORSCHE CAYENNE 4X4 4.8 TB V-8 (Tiptr.) Gas. | 394.200 | 163.800 | -58,4 |
CITROEN C5 3.0 V-6 24v (N.Ser.Aut.) Gas. | 91.500 | 38.000 | -58,5 |
MERCEDES-BENZ ML 350 4X4 3.5 V-6 Gas. | 230.000 | 95.300 | -58,6 |
HONDA ACCORD SEDÃ EX-AT 3.0 V-6 24v Gas. | 92.800 | 38.300 | -58,7 |
CITROEN C5 BREAK EXCL.2.0 16v (N.Ser.Aut.) Gas. | 78.800 | 32.292 | -59 |
PEUGEOT 407 SW 3.0 V-6 (Aut.) Gas. | 100.000 | 40.958 | -59 |
VOLKSWAGEN TOUAREG 4X4 5.0 V-10 (Tiptr.) Dies. | 279.360 | 114.460 | -59 |
TOYOTA CAMRY SEDÃ XLE 3.5 V-6 Gas. | 115.800 | 47.400 | -59,1 |
MITSUBISHI AIRTREK 4X4-AT 2.4 16v Gas. | 79.800 | 32.300 | -59,5 |
VOLVO XC-90 AWD 4X4 2.5 TB-IC (Aut.) Gas. | 175.800 | 70.500 | -59,9 |
AUDI Q7 4X4 4.2 V-8 (Tiptronic) Gas | 280.000 | 112.000 | -60 |
CHEVROLET OMEGA CD 3.6 SFI V-6 (Aut.) Gas. | 118.000 | 46.300 | -60,8 |
SUBARU TRIBECA AWD 4X4 LIMITED 3.6 V-6 Gas. | 171.690 | 66.930 | -61 |
CHRYSLER G. CARAVAN LIMITED 3.3 V-6 4X2 Gas. | 143.200 | 54.600 | -61,9 |
BMW X3 4X4 2.5 (Sport) Gas. | 200.000 | 76.000 | -62 |
NISSAN MURANO 4X4 SE 3.5 V-6 24v Gas. | 160.000 | 60.000 | -62,5 |
NISSAN TIIDA SL 1.8 16V-MT Gas. | 61.013 | 29.100 | -52,3 |
PEUGEOT 206 SW PRESENCE 1.4 8v A/G | 34.000 | 16.100 | -52,6 |
RENAULT MEGANE GRANDTOUR DYNAMIQUE 1.6 A/G | 52.000 | 23.900 | -54 |
FIAT MAREA HLX 2.4 20v (Aut.) Gas. | 54.000 | 22.500 | -58,3 |
FIAT MAREA WEEKEND HLX 2.4 20v (Aut.) Gas. | 61.000 | 24.800 | -59,3 |
Fonte: Molicar |
Alguns dos carros menos afetados pela crise
(modelo 2007)
MARCA_VERSÃO | ANO 2008 | ANO 2013 | VAR.% |
HYUNDAI HR 2.5TCI-RS Dies. | 40.000 | 38.600 | -3,5 |
TOYOTA HILUX CAB.SIMPLES 4X2 2.5TB 16v Dies. | 62.500 | 56.163 | -10,1 |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313-CDI VAN Dies. | 78.500 | 70.246 | -10,5 |
AGRALE MARRUA 4X4 PICAPE AM100 2.8 TB-IC Dies. | 91.180 | 78.182 | -14,3 |
TOYOTA HILUX C.SIMPLES 4X4 2.5TB 16v(Chassi) Dies. | 63.800 | 54.426 | -14,7 |
FIAT DUCATO MINIBUS VAN 2.8 JTD Dies. | 64.300 | 54.000 | -16 |
TOYOTA HILUX CAB.SIMPLES 4X4 2.5TB 16v Dies. | 69.000 | 57.900 | -16,1 |
FORD RANGER CAB.DUPLA XL 4X2 3.0 TB-Elet. Dies. | 57.000 | 47.300 | -17 |
PEUGEOT BOXER FURGAO 330(Curto) 2.8 HDI Dies. | 55.000 | 44.800 | -18,5 |
FORD F-250 CAB.SIMPLES XLT 4X2 3.9 TB-Eletr. Dies. | 85.000 | 68.640 | -19,2 |
RENAULT MASTER CHASSI CAB L2H1 2.5DCI 16V Dies. | 53.300 | 42.300 | -20,6 |
VOLKSWAGEN SAVEIRO (G4) TITAN 1.6 A/G | 26.869 | 21.243 | -20,9 |
LAMBORGHINI MURCIELAGO 6.2 V-12 Gas. | 920.000 | 880.000 | -4,3 |
DODGE DURANGO 4X4 LIMITED 5.7 V-8 HEMI Gas. | 150.000 | 140.000 | -6,7 |
MERCEDES-BENZ SL 350 3.5 V-6 Gas. | 240.000 | 208.800 | -13 |
MERCEDES-BENZ CLK 500 CABRIO ELEG 5.0 V-8 Gas. | 290.000 | 250.000 | -13,8 |
MERCEDES-BENZ G 500 SW 4X4 5.0 V-8 Gas. | 288.000 | 238.800 | -17,1 |
DODGE RAM CAB.SIMPLES 4X2 2500 5.9 TB-IC Dies. | 86.800 | 71.000 | -18,2 |
HYUNDAI H-1 STAREX SVX 2.5 TB-IC Dies. | 78.800 | 62.500 | -20,7 |
CHRYSLER PT CRUISER CONVERSIVEL 2.4 16v Gas. | 73.800 | 57.500 | -22,1 |
KIA BONGO K-2500 2.5TB 4X2 Dies. | 43.456 | 33.764 | -22,3 |
MITSUBISHI LANCER EVOLUTION 4X4 2.0TB-IC Gas. | 118.496 | 92.000 | -22,4 |
NISSAN FRONTIER CAB.DUPLA XE 4X2 2.8 TDI Dies. | 65.500 | 50.635 | -22,7 |
KIA BONGO K-2700 2.7 4X4 (Cab.Dup) Dies. | 53.300 | 40.700 | -23,6 |
DODGE RAM 2500 CAB.DUPLA 4X4 5.9 TB-IC Dies. | 110.000 | 79.000 | -28,2 |
Fonte: Molicar |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.