Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Dezembro pode ter recorde; Fiesta é o 2º mais vendido

Joel Leite

16/12/2013 10h36

— Hyundai passa a Renault e Citroën sobe um posto no ranking; Strada retorna à lista dos dez mais vendidos.

new-fiesta-frentlat-foz

A confusão estabelecida pelo governo sobre as regras que vão definir o mercado de carros em 2014 não está atrapalhando as vendas de carros, ao contrário: na dúvida, o consumidor está indo às compras.

Com isso, as vendas diárias na primeira quinzena de dezembro são as melhores do ano, 15.771 unidades até a última sexta-feira, o que indica a possibilidade de um recorde no último mês do ano. O total da primeira quinzena foi de 157,7 mil carros e comerciais leves, segundo dados provisórios do Renavam.

Na verdade, o recorde de 2013 está praticamente garantido, com dezembro devendo passar as 316 mil unidades (volume registrado em abril). O recorde histórico, no entanto, está mais distante: 405,6 mil unidades em agosto do ano passado.

O destaque no ranking por modelos é o bom desempenho do Fiesta, cujas vendas dispararam e o carro ocupa a segunda posição, atrás apenas do Gol. A boa diferença sobre o Palio, terceiro colocado, é de mais de mil unidades, o que faz supor que o carro da Ford deve mesmo fechar dezembro na vice-liderança, o que seria um feito inédito.

strada-frent-verde-2014_600

Outra novidade no ranking por modelos é o retorno da Strada à lista dos dez mais vendidos. A picape da Fiat fechou a primeira quinzena em sétimo lugar, com 5,4 mil unidades.

A primeira quinzena revela também a recuperação da Hyundai, que passou a Renault e está na quinta posição. A coreana tem 6,57%, contra 6,19% da francesa.

A Citroën também avançou uma posição na primeira quinzena de dezembro: está em 9º lugar, à frente da Nissan, que caiu para o décimo.

Diante da dúvida sobre o fim do desconto do IPI e do adiamento da exigência da obrigatoriedade do airbag e ABS, o consumidor optou por fazer o negócio já. Dependendo das decisões sobre essas questões, que devem ser anunciadas nos próximos dias, não está descartado um novo recorde histórico.

Veja o ranking por marca e por modelo na 1º quinzena de dezembro 2013

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.