Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fim da Kombi eliminaria no máximo 135 trabalhadores

Joel Leite

20/12/2013 12h34

kombi_sprata

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

— A produtividade da indústria automobilística, segundo a Anfavea, é de 22,6 carros por operário (dados de 2012)

O ministro Guido Mantega considerou o argumento dos trabalhadores metalúrgicos do ABC de que o fim da Kombi poderia provocar a demissão de dez mil na Volkswagen e diante disso é que ainda tenta adiar a obrigatoriedade do ABS e dos airbags dianteiros em todos os carros vendidos no Brasil a partir de primeiro de janeiro, o que determinaria o fim da produção do mastodonte.

Mas segundo a própria Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos, um trabalhador na indústria produz em média 22,6 carros por ano. Por essa conta, esses dez mil operários produzem 226 mil veículos.

Para a produção da Kombi – cerca de 30 mil unidades por ano – bastariam 135 operários.

Nada contra a Kombi, ao contrário, acho que um país como o Brasil, tão carente de estrutura de transporte – coletiva e individual – poderia, sim, permitir a venda de carros sem airbag, ABS, mas… em condições especiais, de circulação e principalmente preço. Um carro projetado há mais de meio século vendido por R$ 50 mil? É um Lucro Brasil exagerado.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.