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Em 50 anos, produtividade subiu de três para 22 carros por trabalhador

Joel Leite

23/12/2013 07h15

— No ano passado cada empregado produziu 22,6 carros. Produtividade já foi maior (veja evolução)

 

A relação de produção homem/carro nos últimos 50 anos deu um salto monumental. Em 1963, quando a indústria produziu 174.191 unidades, empregava 45.604 trabalhadores, quer dizer: eram 3,8 carros por cabeça. Hoje, são 22,6 carros por trabalhador: dados do ano passado revelam a produção de 3.387.390 carros e comerciais leves para um contingente de 149.543 empregados.

Entre os fatores que contribuíram para esse desenvolvimento destacam-se o aperfeiçoamento dos processos, a automação industrial e o aumento da aquisição fora da fábrica de sistemas automobilísticos

As fábricas passaram, por um processo de melhoria contínua dos procedimentos, constante busca da eficiência e da redução do desperdício (de materiais e de mão de obra).

Os robôs tomaram conta de alguns setores, fazendo os trabalhos mais difíceis e insalubres. Praticamente toda cabine de pintura é operada Por robôs.

E a compra de equipamentos e sistemas inteiros de fornecedores reduziu a mão de obra nas fábricas que antigamente eram muito verticalizadas. Hoje a linha de montagem recebe de fora painéis completos, sistemas de freios, embreagem etc, deixando para os funcionários das fábricas apenas a função de montar o veículo.

Em 1968, com a produção de carros no Brasil em crescimento (279.715 unidades no ano) a indústria empregava 62.953 trabalhadores, cada um responsável por 4,4 carros, média que aumentaria gradativamente nos anos seguintes.

No ano de 1978 a indústria atingiu a marca histórica de 1.071.100 carros produzidos, na época eram 142.653 empregados e cada um era responsável por sete carros.

Em 1981 o crescimento na produção de carros no Brasil sofreu sua primeira grande queda: foram apenas 693.416 unidades (veja tabela e gráfico), com 121.598 empregados, o que fez a média cair de sete para 5,7.

Em 1982 a indústria retomou o crescimento e entregou 796.459 unidades, empregou 124.972 pessoas, quase 3,5 mil a mais do que no ano anterior. A média de produção por pessoa voltou a crescer e ficou em 6,3.

Entre 1982 e 1992 a indústria passou por uma instabilidade na produção, os números subiam e desciam, sem conseguir manter um crescimento contínuo. A média de carros produzidos por pessoa variou entre 5,8 e 7,5 nestes dez anos.

Já entre 1993 e 2003 a produção teve um forte crescimento; em 93 foram produzidos 1.173.300 com 120.635 empregados, que produziram 9,7 carros cada um. Em 94 a produção atingiu 1.321.691, o número de empregados foi para 122.153 e a média de unidades produzidas por cada um ficou em 10,8 (acompanhe da tabela).

2004 foi mais um ano histórico para a produção brasileira, que atingiu a marca de 2.124.177 unidades, contando com 102.082 empregados, a média de carros produzidos por trabalhador deu um salto: foi para 20,8.

Até 2008 a indústria manteve o crescimento e chegou a marca de 3.050.631 carros, com 126.777 empregados e uma média de 24 unidades cada: a indústria precisou contratar mais 20 mil pessoas para atender o crescimento da produção, mesmo com a chegada das tecnologias.

No período entre 2008 e 2012 a indústria manteve o volume acima de três milhões de carros, mas no ano passado houve uma queda com relação a 2011. Foram 3.387.390 em 2012 contra 3.416.468, mas o número de empregados aumentou para 149.543 contra 146.043.

Atualmente a média é de 22,6 carros produzidos por empregado, mas este número chegou a 24,7 no ano de 2009.

graf_producao

AnoUnidades produzidasEmpregadosCarro por trabalhador
1963174.19145.6043,8
1964183.70746.2964,0
1965185.18752.0473,6
1966224.60953.0934,2
1967225.48748.5354,6
1968279.71562.9534,4
1969353.70064.2675,5
1970416.08970.0425,9
1971516.08876.6806,7
1972609.61188.2826,9
1973729.782106.4276,9
1974859.237117.3957,3
1975882.947119.6447,4
1976924.672128.8577,2
1977882.966130.2986,8
19781.011.716142.6537,1
19791.071.100146.9767,3
19801.091.205153.9397,1
1981693.416121.5985,7
1982796.459124.9726,4
1983830.069119.0787,0
1984774.708130.0566,0
1985879.436145.7656,0
1986965.283157.6686,1
1987823.534141.4085,8
1988966.882138.6467,0
1989955.533143.6116,7
1990843.429138.3746,1
1991861.169124.8596,9
1992905.038119.2927,6
19931.173.300120.6359,7
19941.321.691122.15310,8
19951.459.676115.21212,7
19961.632.135111.46014,6
19971.861.201115.34916,1
19981.429.86093.13515,4
19991.289.97794.47213,7
20001.605.84898.61416,3
20011.674.52294.05517,8
20021.633.79091.53317,8
20031.684.71590.69718,6
20042.124.177102.08220,8
20052.357.172107.40821,9
20062.403.680106.35022,6
20072.825.276120.33823,5
20083.050.631126.77724,1
20093.076.000124.47824,7
20103.382.143137.86224,5
20113.416.468146.04323,4
20123.387.390149.54322,7
Fonte: Anfavea

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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