Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Manutenção preventiva para pegar estrada nas férias

Joel Leite

24/12/2013 07h30

frentista

Com a chegada do verão, as pessoas estão contando os dias para pegar a estrada, mas, muitas esquecem de fazer a manutenção preventiva no seu carro.

Veja alguns itens que devem ser revisados antes de viajar, além de saber que a manutenção preventiva, geralmente sai 30% mais barata do que a corretiva:

– Sistema de arrefecimento: verificar o nível do líquido e também fazer a troca do mesmo uma vez por ano para evitar o superaquecimento do veículo em viagens longas e com pontos de congestionamento.

– Sistema de freios: checar os estado das pastilhas, lonas e o nível do líquido do freio.

– Rodas: verificar o estado das rodas. Trincas podem comprometer a estabilidade do veículo.

– Pneus: importante item de segurança tem vida útil de acordo com a quilometragem e uso.

– Suspensão: molas e amortecedores precisam ser vistoriados, itens responsáveis pela dirigibilidade do veículo.

– Iluminação: luzes de feio e de ré, faróis e lanternas devem estar funcionando, pois são componentes de segurança do veículo.

– Palhetas do pára-brisa: as borrachas ressecam com o uso e exposição ao sol e comprometem a limpeza do vidro, prejudicando a visibilidade.

– Óleo do motor: o nível do óleo do motor deve ser checado.

– Qualidade do combustível: abastecer o veículo em postos de bandeira conhecida.

– Velas e bateria: fazer uma avaliação nas velas e na bateria.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.