Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Os cuidados para comprar carro usado

Joel Leite

26/12/2013 07h45

hodometroadulterado

A maior preocupação de quem vai comprar carro usado é a procedência. Por isso, na impossibilidade de comprar de pessoa conhecida, o ideal é fazer o negócio junto a uma loja estabelecida. Mas, é verdade, nem sempre isso é possível. Muitas vezes tem uma boa oferta num anúncio de jornal ou na internet. Se o risco é maior, nem por isso você precisa dispensar uma boa oportunidade.

Documentos

1- A primeira coisa que você deve fazer, nesse caso, é checar a documentação. Confira se o nome constante no documento é o mesmo da carteira de identidade do vendedor. Se não for, localize o proprietário antes de fechar o negócio. Verifique também os recibos do IPVA dos últimos dois anos. As multas devem ser checadas com o DSV e o Detran. Veja se o número do chassi que está no documento confere com o número fixo no compartimento do motor.

Lataria e motor

2- Quanto ao estado do carro, o principal é verificar o estado da lataria e o motor deve ser avaliado por um profissional, um mecânico de confiança. Certifique-se de que o carro não sofreu nenhuma colisão que possa ter afetado a parte estrutural, o que poderia prejudicar a dirigibilidade e a segurança.

Hodômetro adulterado

3- Outra dica: não se engane com a baixa quilometragem. Pode ser falsa. Alguns proprietários e vendedores alteram o hodômetro, baixando a quilometragem. Para não ser enganado, cheque o tempo de uso do carro. Faça uma média de 12.000 km por ano. Ou seja, em dois anos de uso o carro deve ter rodado aproximadamente 24 mil, em três anos 36.000 km e assim por diante. Se a quilometragem estiver em desacordo com a idade do carro, exija uma explicação do vendedor.

Garantia

4 – No mercado de carros usados não existe garantia. Mas o Código de Defesa do Consumidor prevê a garantia por 90 dias de qualquer bem usado comprado em território nacional. A garantia é válida para motor e câmbio e isso vale também nos negócios entre particulares.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.