Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Mesmo sem crescer, Brasil é o 4º mercado do mundo

Joel Leite

27/12/2013 08h20

— Montadoras reclamam da estagnação e já ensaiam pedido de socorro ao governo, mas todas querem um pedaço do nosso poderoso mercado.

03_VOLKS_producao_04-03-13 (1)

A indústria está "preocupada". Seus dirigentes dizem que o setor automobilístico corre "risco de ociosidade" porque tem capacidade de produção projetada de seis milhões de veículos por ano e as expectativas são de uma produção de "apenas" quatro milhões.

Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford, disse à Folha que uma indústria saudável deve ter no máximo 20% de ociosidade e a Price Waterhouse Cooper indica que a indústria deverá atingir apenas 70% da sua capacidade produtiva em 2015.

Outra consultoria, a Boston Consulting Group, disse em 2010 que "o futuro do setor dependerá dos países do BRIC", por isso, todas as grandes montadoras construíram fábricas no Brasil, Índia e Rússia, que neste ano não deverão crescer.

Por isso a situação é avaliada como "desanimadora".

Mas espera aí: as montadoras estão reclamando do quê? Alguns veículos de comunicação alardeiam o que chamam "a primeira de queda de vendas em dez anos". Se houver queda de vendas no Brasil (com a explosão de vendas nos últimos dias não está descartado novo recorde em dezembro), será de menos de 1%. Isso não significa retração.

O Brasil, isso sim, vai MANTER um mercado vibrante e cobiçado por 49 marcas, que querem conquistar um pedacinho desse bolo de quatro milhões de consumidores. Que país oferece todo esse potencial? Poucos; três, para ser exato: China, Estados Unidos e Japão. O Brasil é o quarto maior mercado do mundo. A Índia, mesmo projetando queda de 10% em 2013, é o sexto do mundo e a Rússia, que deve cair 5%, é o sétimo.

As montadoras recorrem ao governo em busca de incentivos. Se houve erro de avaliação, se os fabricantes esperam vender cinco milhões de carros em 2014 e não vão conseguir, é culpa das consultorias contratadas pelas próprias montadoras.

Governo e consumidores é que não devem pagar a conta.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.