Venda de carros em São Paulo cai 3,2% no ano
— Mercado saturado, Estado tem queda maior do que a média nacional.
— Estados pequenos foram os que mais cresceram: Amapá e Mato Grosso aumentaram as vendas em mais de 10%.
— Veja quanto cada estado vendeu e quanto cresceu em 2013
As vendas de carros no mercado Brasileiro em 2013 foi desigual, mas uma "boa" desigualdade, pois reduz a concentração de veículos nos estados mais adensados e amplia a frota nos lugares menos assistidos pela mobilidade individual.
A maior parte dos Estados com grandes mercados teve queda de vendas superior á média nacional. Com exceção do Paraná, que cresceu 2,2% no ano (vendas de 284.908 unidades) e do Rio Grande do Sul 247.972 unidades e crescimento de 2,1%), todas as demais unidades federativas com vendas acima de 100 mil carros (dez no total – veja tabela) tiveram queda de vendas em 2013.
Alguns Estados tiveram grande crescimento de vendas, mas todos eles donos de mercados bastante restritos. O Amapá foi o campeão de crescimento, mas o estado vendeu apenas 10.387 unidades em 2013, 10,7% a mais do que no ano anterior.
O Mato Grosso, com 66.396 unidades comercializadas, foi o segundo que mais cresceu, um aumento de 10%. Em seguida surgem Roraima (5.213 e aumento de 4,4%), Mato Grosso do Sul (51.815 e aumento de 4,1%, Amazonas (35.432 unidades e aumento de 4%), Tocantins (18.222 e 3,8%), o Piauí (33.172 e 3,7%) e o Paraná (284.908 e 2,2%).
Alguns dos estados com grande mercado tiveram queda de vendas expressivas, como a Bahia, que vendeu 147.296 unidades e 4,6% a menos que em 2012 Goiás (122.500 e -5,2%) e Rio de Janeiro (263.360 e -4,6%).
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