Volks aposta no Up para conquistar a classe média
— Carro tem motor 1.0 três cilindros e várias versões de acabamento
O Up abre no Brasil uma nova tendência que vai se consolidar com o lançamento de pelo menos mais quatro modelos até o fim do ano: o dos carros de entrada, menores ainda dos atuais hatchs campeões de vendas. O objetivo é buscar o novo consumidor brasileiro e oferecer a ele um produto moderno, barato em relação aos demais carros, mas não necessariamente mais equipado. A versão de entrada, por exemplo, não tem nem ar quente.
O desafio da Volkswagen é fazer do Up um sucesso de vendas sem deixar que isso acabe com o seu campeão de vendas. A própria diretoria da empresa admite que o novo modelo vai roubar vendas do Gol, mas o objetivo é colocar os dois carros no mercado de forma que eles atendam públicos diferentes e assim convivam em harmonia.
O Up já existe em 50 países e vendeu mais de 250 mil unidades. Para o mercado brasileiro ele chega com algumas mudanças em relação ao europeu: tem apenas versão quatro portas, com janelas deslizantes na parte traseira e porta-malas maior, de 285 litros.
Estas mudanças foram feitas porque a montadora acredita no Brasil este carro será usado por famílias pequenas, enquanto na Europa ele é voltado para outro tipo de público.
O motor do Up é o EA211 1.0 flex de três cilindros, com 75 cv abastecido a gasolina e 82 cv com etanol, o mesmo que equipa o Fox Blue Motion. Tem sistema de partida a frio, dispensando o "tanquinho" de gasolina e segundo a Volks é o motor 1.0 mais potente produzido no País.
Rodando na cidade com gasolina faz 13,2 km/l e com etanol 9,1 km/l, já na estrada faz 14,3 km/l e 9,9 km/l respectivamente e o tanque de gasolina aumentou de 35 litros (europeu) para 50 litros.
O desenho externo tem linhas simples, a dianteira é marcada pelo formato dos faróis e do para-choque. As lanternas ficam na vertical.
O Up teve a melhor nota já obtida por carros compactos em crash tests realizados pelo Latin NCAP. Foram cinco estrelas na proteção para adultos e quatro na proteção para crianças. Segundo um estudo realizado pela Cesvi, o Up é o carro compacto com menor custo de reparo para pequenos impactos (abaixo de 15 km/h).
Na avaliação do Imetro ele ganhou nota A em economia (veja matéria)
Versões
O Up chega em seis versões: Take, Move, High, Black, Red e White.
A versão de entrada é a Take, que tem o interior simples, painel com acabamento preto e cinza; os bancos em todas as versões vêm com desenho que lembra os esportivos e tem de série porta-malas sem chave: ele é aberto por um botão quando a porta do motorista está destravada. Tem também rodas de aço aro 13, além dos equipamentos se segurança obrigatórios. Ar quente, ar-condicionado, direção eletromecânica, rodas aro 14 , porta malas com ajuste variável de espaço e som são itens opcionais.
A versão intermediária é a Move, que tem acabamento diferenciado no painel, computador de bordo, rodas de aço aro 14, relógio digital. O resto, só pagando à parte: ar quente, ar-condicionado, direção eletromecânica, bancos de couro sintético, travamento elétrico das portas, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas de neblina, preparação para o kit de navegação e muitos outros.
A versão topo de linha é a High que oferece dois tipos de acabamento para o painel e vem também com sensor de estacionamento, vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos na cor do carro com pisca alerta, faróis com máscara negra e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15. Mesmo na versão topo de linha o comprador terá que pagar à parte o ar quente, ar-condicionado, bancos de couro sintético e preparação para o kit de navegação.
O UP terá mais três versões especiais (Red, White e Black), que vêm com ar-condicionado, acabamento interior na cor externa, sistema de som com entrada para CD, cabo USB, bluetooth, mp3 e cabo auxiliar e rodas de liga leve aro 15 com acabamento na cor do carro. Mas os bancos de couro sintético e a preparação para o kit de navegação continuam sendo opcionais.
Caio Bednarski
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