As três grandes começam o ano perdendo
— Fiat, Volks e GM perderam participação em relação a 2013. Renault, Ford e Citroën foram as que mais ganharam.
As três maiores montadoras do Brasil, Fiat, Volkswagen e GM, que juntas são responsáveis por 57% do mercado, tiveram queda de vendas em janeiro em relação ao percentual registrado no ano passado.
A Fiat perdeu 0,31 ponto percentual, caindo de 21,34% para 21,03%; a Volkswagen caiu de 18,64% para 18,43% e a GM perdeu 0,19 ponto, passando de 18,17% para 17,98%.
E não foram as que mais perderam: quem mais caiu, proporcionalmente, em relação ao percentual de participação no ano passado, foi a Toyota, que fechou 2013 com 4,92% e em janeiro ficou com 4,29. A Nissan e a Kia também perderam.
Renault, Ford e Citroën foram as que mais ganharam participação. A Renault tinha 6,61% em 2013 e começou 2014 com 7,24% (o Sandero ficou em 10º lugar no ranking); a Ford subiu de 9,37% para 9,80%, graças principalmente às boas vendas do Fiesta novo, que já disputa a segunda posição no ranking dos mais vendidos. A participação da Citroën subiu de 1,85% para 2,08% e o C4 Lounge vendeu 848 unidades.
Também cresceram: Hyundai, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Peugeot e BMW.
Janeiro é um mês atípico, com vendas do rescaldo do ano anterior e algumas redes não estão totalmente abastecidas, por causa das férias em muitas fábricas no período de fim de ano. Portanto não podemos ver como definitiva a tendência de mudanças de participação (para cima ou para baixo) verificada no primeiro mês do ano.
Veja quem mais ganhou e quem mais perdeu entre as 15 marcas mais vendidas no Brasil.
Veja quem ganhou e quem perdeu em janeiro (em relação a 2013)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.