Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Ritmo de produção cai 0,6% no bimestre

Joel Leite

12/03/2014 14h53

— Crescimento anunciado pela Anfavea considera vendas totais: volume no ano só é maior porque fevereiro teve mais dias úteis. Produção diária é menor.

O grande crescimento de produção de veículos anunciado nesta terça-feira pela Anfavea não é um indicativo de que o setor está crescendo. A alta de 16,9% em fevereiro ocorreu porque, livre do Carnaval (que caiu em março), o mês passado teve vinte dias úteis, contra apenas 17 dias de produção em fevereiro do ano passado.

A produção de veículos automotores (carros, caminhões e ônibus) foi de 281,5 mil unidades em fevereiro deste ano e de 240,8 mil em fevereiro de 2013, o que, na realidade, representa uma queda de 0,6% se você considerar as vendas diárias, obviamente o melhor termômetro para medir o ânimo da indústria.

No mês passado foram produzidos 14.075 veículos por dia, volume menor do que a produção diária de fevereiro de 2013, que foi de 14.164 unidades.

A situação é mais grave se consideramos o comportamento da indústria no acumulado do ano. Comparado com o primeiro bimestre de 2013, o período janeiro/fevereiro deste ano teve uma queda de produção de 2,7%: foram fabricados 518,6 mil veículos, 14 mil a menos do que em 2013.

A Anfavea anunciou oficialmente também o número de licenciamentos de autoveículos, que revelou crescimento de 4,6% no bimestre, com 571,9 mil unidades, o maior volume da história para o período. Em fevereiro as vendas cresceram 16,9%.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.