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Silencioso, potente e econômico: é o Evoque com câmbio novo

Joel Leite

13/03/2014 13h30

— Caixa de câmbio ZF de nove marchas moderniza o Range Rover Evoque. A linha 2014 tem muito mais tecnologia.

 

O Range Rover Evoque é o carro mais vendido da Land Rover no Brasil. Logo após o seu lançamento por aqui, em outubro de 2011, fez grande sucesso e vendeu 13.243 unidades até hoje, elevando o potencial da marca para um patamar nunca antes verificado.

Os dirigentes da Land Rover não perderam tempo. Em três anos no mercado e depois de 200 mil unidades vendidas em 170m países, o carro chega com novidades importantes na linha 2014, que o diferencia da concorrência e o torna pioneiro em novas tecnologias.

O carro, segundo o fabricante, tem melhor desempenho, respostas mais rápidas, menor índice de ruído interno e está mais econômico. Tudo isso, no entanto, foi conseguido com uma única tecnologia, a caixa de câmbio de nove marchas, desenvolvida pela ZF com exclusividades para o carro.

O novo câmbio, o ZF-9HP, é o primeiro sistema de transmissão automática de nove velocidades do Brasil e representa uma melhoria significativa no consumo de combustível e nos índices de emissões.

A relação de marchas foi recalibrada, proporcionando trocas mais curtas em relação ao câmbio anterior. Um grande ganho foi a melhora na troca de marchas, que ficaram praticamente imperceptíveis, segundo o fabricante. Houve também uma melhora na condução em estradas, em velocidade de cruzeiro, onde a direção ficou mais confortável.

As marchas são selecionadas automaticamente, adaptando-se ao estilo de condução do motorista. A caixa é compacta, embora tenha mais marchas: é 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior.

Mas o Range Rover Evoque 2014 não é apenas uma caixa de câmbio nova: o carro tem controle de cruzeiro adaptativo, para e anda (que desliga o motor quando o carro para) e o sistema ACC, que permite ao motorista manter uma distância constante do carro da frente e freia automaticamente caso os sensores detectem uma colisão eminente.

Tem também o assistente de estacionamento, inclusive para vagas de 90 graus.

O carro tem novas opções de cores externas e de acabamento e novas rodas aros 18, 19 e 20. Mudanças também no desenho e no tamanho dos retrovisores (ficaram menores) e aplicação de led.

O Range Rover Evoque tem motor 2.0 turbo de 240 cavalos e é vendido em três versões: Pure, Prestige e Dynamic.

Preços: 

Purê Tech Pack 5 Portas

192.000

Pure Tech Pack Coupé

195.800

Prestige 5 Portas

219.100

Prestige Tech Pack 5 Portas

271.900

Dynamic 5 Portas

227.200

Dynamic Tech Pack 5 Portas

277.900

Dynamic Tech Pack Coupé

281.700

 

Equipamentos: 

Pure Tech Pack
Acendimento automático dos faróis
Apoio de braço no banco traseiro com 2 porta-copos (Apenas 5 portas)
Bancos em couro
Conectividade Bluetooth com áudio streaming
Espelhos retrovisores elétricos, com aquecimento, rebatimento elétricos, memória e inclinação automática em marcha ré
Faróis de neblina dianteiros em LED
Faróis Xenon com assinaturas em LED
Iluminação ambiente interna ajustável Mood Lighting
Retrovisor interno antiofuscante
Sensor de Chuva
Sistema de áudio, 11 alto-falantes, 380W de potência, subwoofer, streaming e entradas USB e iPod
Tela central touchscreen de 8″ de alta resolução
Prestige Tech Pack
Abertura das portas através do sistema Keyless
Abertura elétrica do porta-malas com sensor de segurança
Controle de cruzeiro adaptativo com Queue Assist (ACC)
High Beam Assist – Altura automática dos faróis quando detectado veículo na outra via
Sistema Adaptive Dynamic com amortecedores MagneRide
Sistema de áudio, 17 alto-falantes, 825W de potência, subwoofer, streaming e entradas USB e iPod
Sistema de câmeras 360º surround
Sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 8″ e fones de ouvido sem fio
Tela central touchscreen de 8″ de alta resolução com tecnologia Dual View
Dynamic Tech Pack
Abertura das portas através do sistema Keyless
Abertura elétrica do porta-malas com sensor de segurança
Bancos com memória para motorista e passageiro (Apenas Coupé)
Bancos esportivos em couro Oxford estilo concha com aquecimento para motorista e passageiro
Controle de cruzeiro adaptativo com Queue Assist (ACC)
High Beam Assist – Altura automática dos faróis quando detectado veículo na outra via
Rodas 20″
Sistema Adaptive Dynamic com amortecedores MagneRide
Sistema de áudio, 17 alto-falantes, 825W de potência, subwoofer, streaming e entradas USB e iPod
Sistema de câmeras 360º surround
Tela central touchscreen de 8″ de alta resolução com tecnologia Dual View

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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