Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Linha Gol 2015 chega antes para recuperar vendas

Joel Leite

27/03/2014 17h30

— Expectativa é reverter queda de vendas do Gol, que está perdendo a liderança para a Strada (veja).

É providencial o lançamento da família Gol 2015 no momento em que a Fiat dispara na liderança de vendas e o Gol sofre um revés, com o crescimento da picape Strada e certa canibalização pelo Up.

Para o consumidor, comprar um carro 2015 é muito mais vantagem: ele terá um carro "novo" por mais tempo e vai perder menos na hora da revenda, daqui dois ou três anos, já que, o que vale no mercado de usados é o ano modelo e não o ano de fabricação. Se preferir comprar um 2014, exija um bom desconto. (leia matéria).

Além disso, a família teve um ganho importante, com as versões cross do Gol e da Saveiro – Gol Rallye e Saveiro Cross, tendo um motor novo, o 1.6 de 16V de 120 cavalos. As outras versões continuam sendo equipadas com o motor 1.0 e 1.6 de 8 válvulas de 104 cavalos, mas a tendência, com o tempo, passarem a receber o novo motor.

As versões agora são Trendline, Comfortline e Highline. Mas o Voyage tem ainda a Evidence, topo de linha.

A versão de entrada é a Trendline e vem com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete, iluminação no porta-malas de série, além de todos os itens da linha 2014. Veja os opcionais para esta versão: CD-player com bluetooth, entrada SD Card, Usb e cabo auxiliar, I-System, seis alto falantes e volante multifuncional.

A versão Comfortline vem com todos os itens da Trendline e retrovisor, maçanetas e frisos laterais na cor do carro, seta integrada aos retrovisores, aerofólio traseiro na cor do carro, grade dianteira em preto brilhante, faróis duplos com máscara negra, para-sol iluminado, ar quente e sistema de som com CD, bluetooth, entradas usb e auxiliar.Tem também tecido exclusivo nos bancos, pedaleiras esportivas e volante de couro. Pode ter rodas de liga leve aro 15, faróis e lanternas de neblina, volante multifuncional e sensor de estacionamento. O terceiro pacote inclui volante multifuncional e sensor de estacionamento.

A versão topo de linha que é a Highline vem com tudo da versão intermediária e ar-condicionado, vidros elétricos, alarme, volante multifuncional de couro e lanterna de neblina. Veja os opcionais para a versão topo de linha: acabamento interno mais claro, sensores de chuva e de luminosidade, controlador de velocidade cruzeiro.

Exclusiva para o Voyage, a versão Evidence está acima da Highline e vem com acabamento diferenciado, rodas de liga leve aro 16, painel em cinza claro e revestimento dos bancos igual ao do Tiguan.

O motor de 16v é feito na fábrica de São Carlos e tem maior eficiência energética e melhor performance, visando as exigências do programa Inovar Auto, que exige redução do consumo e emissões. Tem sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho e a potência máxima é obtida a 5.750 rpm. O bloco e cabeçote são de alumínio e tem comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

O carro pode ter transmissão automatizada I-Motion, que proporciona trocas de marcha mais suaves e mais precisas. Na troca da marcha o sistema reduz o torque do motor, proporcionando mais conforto na condução. A troca pode ser feita manualmente, em modo seqüencial.

A linha 2015 começa a ser vendida somente na primeira quinzena de abril e os preços serão definidos na próxima terça-feira, dia 1º.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.