Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Pneu verde reduz consumo e ajuda o Inovar-Auto

Joel Leite

09/04/2014 11h57

— Setor vendeu 15,6% a menos, mas fabricantes vão investir para atender as exigências de redução de consumo e emissões.

As vendas de pneus para as montadoras caíram 15,6% nos dois primeiros meses do ano. O setor é um termômetro importante do mercado de carros: sem pneus o carro não sai da linha de montagem. Essa queda reflete, portanto, a queda de produção da indústria. Esses números, divulgados pela ANIP, a associação dos fabricantes de pneus, são referentes a carros de passeio.

Foram entregues às montadoras 1,794 milhões de unidades no primeiro bimestre do ano, contra 2,126 milhões no mesmo período do ano passado. A participação desse segmento na indústria pneumática caiu de 30,4% para 26,5%.

"O começo do ano não foi dos melhores para o setor de automóveis e o fornecimento de pneus acompanhou o momento menos positivo", disse o presidente executivo da ANIP, Alberto Mayer, preocupado com a evolução do mercado.

Para o executivo, a indústria de pneus tem muito a contribuir com a indústria automobilística na busca pela redução do consumo de combustível, necessidade estabelecida pelo programa Inovar-Auto. Alberto Mayer disse que o pneu é importante para ajudar a indústria a obter os resultados desejados de consumo, "mas para isso é preciso criar uma nova geração de pneus, os chamados pneus verdes, que trazem significativo ganho ambiental".

Quando o pneu permite maior arrasto do carro o motorista precisa gastar menos energia (acelerar menos) pra rodam um trecho maior.

No segmento de carga e de veículos agrícolas, as vendas de pneus cresceram 6%este ano, mas, na média, houve queda de 6,4% no setor.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.