Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

BMW R 1200 GS Adventure: a fera está mais barata e mais equipada

Joel Leite

25/04/2014 16h25

–A big trail tem motor boxter de 1170cc e 125 cavalos e custa R$ 87,7 mil

A BMW apresentou nesta quinta-feira (24) em Indaiatuba, a nova big trail R 1200 GS Adventure, uma moto a toda prova para enfrentar todo tipo de terreno. A versão a ser vendida aqui será a topo de linha.

O motor da fera é o mesmo boxter de 1170 cc e 125 cv que equipa a versão Sport, mas com algumas alterações que deram à R 1200 GS Adventure maior torque em baixas rotações e maior economia. A moto faz de 0 a 100 km/h em 3,75 segundos e máxima passa de 200 km/h. Seu consumo médio (a 90 km/h) é de 23,25 km/l. Andando e velocidade de 120 km/h faz 16,94 km/l.

Vale destacar o tanque de alumínio para 30 litros (10 litros de capacidade extra), suspensões elevadas em 20 mm, para-brisa maior, com ajustes manuais, protetores de mão e pedaleiras mais largas.

Vem com ABS, controle automático de estabilidade (ASC), dois modos de condução, Rain (chuva) e Road (estrada), que permitem a adaptação das condições da estrada, aumentando a segurança em pisos escorregadios e tem cinco modos de pilotagem – "Rain", "Road", "Dynamic", "Enduro" e "Enduro Pro" –, que tornam possível ajustar as definições do ASC, ABS e da suspensão semiativa com ESA (ajuste eletrônico de suspensão).

A montadora oferece uma lista imensa de equipamentos e acessórios que podem ser adquiridos nas concessionárias (veja lista abaixo). A moto está disponível nas cores – azul fosco, branco e verde oliva e custa R$ 87,9 mil, R$ 3,3 mil mais barata que a versão anterior.

A BMW espera vender 450 unidades até o fim do ano.

 

Ficha técnica

Equipamentos opcionais

• Preparação para sistema de navegação.

• Computador de bordo Pro.

• Controle de cruzeiro.

• Farol totalmente em LED com iluminação de circulação diurna integrada.

• Iluminação de circulação diurna de LED.

• Faróis auxiliares de LED.

• Indicadores de LED.

• Controle de pressão dos pneus.

• Manoplas com aquecimento.

• Sistema de exaustão com revestimento cromado.

• Ajuste do mapa do motor para combustível regular (RON 91).

• Sistema de alarme antirroubo.

• Pneus off-road.

Acessórios especiais de segurança

• Faróis auxiliares de LED.

• Sistema de alarme antirroubo.

Opções de armazenamento

• Caixas de alumínio.

• Bolsas internas para caixas de alumínio.

• Caixa superior de alumínio.

• Bolsa interna para a caixa de alumínio superior.

• Bolsa do tanque à prova d'água.

• Mala flexível 2, pequena.

• Mala flexível 2, grande.

Design

• Indicadores de LED.

Ruídos

• Silenciador esportivo HP por Akrapović.

Ergonomia e conforto

• Banco rally com suporte para bagagem (altura do banco: 895 mm).

• Para-brisa colorido.

Navegação e comunicação

• Navegador V da BMW Motorrad.

• Suporte, cabo e kit de fixação.

Manutenção e tecnologia

• Kit de serviço de ferramentas embutido.

 

Luiz Cipolli Jr, de Indaiatuba, SP

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.