Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Cuidado para a bandeira não obstruir a entrada de ar

Joel Leite

26/06/2014 13h23

— Superaquecimento pode até queimar a junta de cabeçote

Carro decorado com a entrada de ar obstruida
— Carro decorado com entrada de ar obstruída

O clima de Copa do Mundo tomou conta das ruas, em dias de jogos do Brasil as pessoas tomam conta de bares e avenidas.

O clima festivo leva muita gente a enfeitar os carros com a bandeira do Brasil no capô, o que pode provocar a queima da pintura e, pior, o aquecimento do motor caso seja vedada a entrada de ar.

O carro fica bonito com a bandeira do Brasil no capô, mas os problemas podem ser grandes. Quem alerta é o mecânico Paulo Marcelo, dono da oficina Paulo Car, no Campo Belo, em São Paulo.

"Tapando as entradas de ar, o motor vai ser obrigado a trabalhar em uma temperatura acima do normal, com isso, as ventoinhas vão ter que trabalhar num ritmo forçado e pode não suportar."

Segundo o especialista, se algum componente do sistema de arrefecimento estiver com problema, o fechamento das entradas de ar vai gerar um super aquecimento do motor, correndo o risco de queimar a junta de cabeçote. Se isso ocorrer, o resultado é um gasto extra e o serviço não é barato.

— Carro decorado sem obstruir a entrada de ar

Paulo diz que a colocação da bandeira no capô pode danificar a pintura, pois se por algum motivo a bandeira ficar molhada, quando o carro for ligado o motor vai aquecer o capô, fazendo com que nesse choque de temperatura (capô quente e bandeira molhada) a bandeira solte tinta e prejudica o verniz.

Por tudo isso, o ideal é usar a bandeira no capô do carro por pouco tempo e ficar atento para ver se a entrada de ar não está sendo obstruída, o que pode provocar prejuízo em poucos minutos.

Caio Bednarski e Luiz Cipolli Junior

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.