Preço do carro zero cai pelo segundo mês seguido
— Carro ficou 0,5% mais barato em maio; no ano, a alta ainda é grande: 3,2%.
Depois de um primeiro trimestre de grandes altas (com a obrigatoriedade de airbag e ABS e retorno de parte do IPI), o Preço de Verdade do carro zero quilômetro começa a arrefecer. Pesquisa Autoinforme/Molicar registrou em maio a segunda queda seguida, depois de três meses de altas.
O preço realmente praticado no mercado caiu 0,50% no mês, mas como de janeiro a março houve altas expressivas, o aumento ainda é grande no acumulado do ano: de janeiro a maio o carro zero subiu 3,21%.
Respaldada pela expectativa do consumidor em relação a um aumento no início do ano, por causa da obrigatoriedade dos equipamentos de segurança, a indústria iniciou 2014 com reajustes na tabela, que acabaram elevando o preço do carro em 4% no primeiro trimestre. Mas nos dois últimos meses o consumidor se retraiu e conseqüentemente o preço caiu.
Tanto que as quatro marcas tradicionais, que juntas são responsáveis por 65% das vendas, tiveram queda de preço em maio. A Chevrolet foi a que mais caiu: – 2,23%, seguida pela Ford (-0,73%), a Fiat (-0,62%) e a Volkswagen, única das quatro que teve queda de preço menor do que a média -0,23%.
Além da Chevrolet, Mahindra (-2,66%) e Ram (-5,88%) foram as marcas com as maiores quedas em maio.
Os preços que mais subiram foram os da Shineray (+6,29%), da Maserati (2,25%) e da Ssangyong (+2,02%).
Ao aumentar os preços no início de 2014, a indústria tentou recuperar a defasagem que vem acumulando nos últimos anos, esta foi a razão dos aumentos e não a chegada de airbag e ABS, uma vez que apenas as versões básicas de carros de entrada é que ainda não vinham com os dois sistemas de segurança.
O T8, a van de sete lugares lançada recentemente pela JAC, foi o veículo com a maior queda de preço do mercado em maio: passou de R$ 115 mil para R$ 95 mil, ou 17,4% a menos.
O Classic, da GM, também teve queda expressiva (-10,3%), assim como a picape Strada cabine simples (de R$ 35,2 mil para 32 mil;), o Smart (de R$ 55 mil para R$ 50mil) e o Prius, que fechou maio avaliado pela Molicar por R$ 110 mil, 9% a menos que custava no mês anterior (R$121 mil). Na tabela dos que ficaram mais caros, o líder é o Land Rover Freelander, que subiu 11,4%, saltando de R$ 193 mil para R$ 215 mil. O caminhãozinho Shineray 1.0 subiu de R$ 29 mil para R$ 31,9 mil e o March novo aumentou 8,5%, de R$ 35 mil para R$ 37.990,00.
Veja os carros que mais subiram e mais caíram de preço em maio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.