Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Concessionários propõem “superação” pra vencer dificuldades

Joel Leite

13/08/2014 16h52

— Cerca de três mil revendedores de veículos discutem o setor no Congresso da Fenabrave em Curitiba

O Congresso da Fenabrave reúne cerca de três mil concessionários, que estão discutindo os problemas desse importante setor, responsável por 5,7% do PIB e que gera 400 mil empregos diretos. A rede de revendas não apenas vende carros, mas faz a manutenção de uma rota de 40 milhões de veículos.

Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave, reclamou das vendas diretas feitas pelas fábricas para grandes frotistas e locadoras, com descontos que são maiores do que a margem das concessionárias.

Destacou a necessidade da rede incrementar ações que vão além da venda de carros novos, como a venda de usados, a venda de peças e a prestação de serviços.

Destacou a questão da "superação", que é o tema do congresso deste ano.

"A superação passa a ser a palavra de ordem para qualquer concessionária que queira sobreviver, se manter e se superar nesse concorrido mercado. Um mercado com muita oferta exigirá mais eficiência e profissionalismo, disse Meneghetti, lembrando que a superação é necessária também para o governo, o sistema financeiro, montadoras e qualquer outra empresa que pretenda continuar prosperando e investindo no Brasil.

A previsão para este ano é de uma queda de vendas de 8%, retomando o patamar de 2010.

O Congresso na Fenabrave segue até esta quinta-feira, com palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros nas várias áreas de interesse dos revendedores de veículos.

As marcas mais desejadas pelos concessionários

Na abertura do congresso, nesta tarde, a Fenabrave divulgou o resultado da eleição feita junto aos concessionários, que indicaram as marcas mais desejadas em vários segmentos. A Audi foi escolhida a marca mais desejada no segmento de carros de passeio. Veja a lista:

Máquinas agrícolas  – CASE

Implementos rodoviários –  NOMA

Moto – Harley Davidson

Caminhões e ônibus –  Volvo

Carros – Audi

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.