Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Aguarde Strada, a Saveiro cabine dupla vem aí

Joel Leite

18/08/2014 20h01

— Equipada e com lugar para cinco, picape Volkswagen chega para brigar pela liderança

As mudanças na Saveiro indicam que a Volkswagen resolveu dar um basta nessa história de ficar só olhando a Fiat Strada ganhar mercado enquanto a sua picape perde posições.

A Saveiro 2015 deu um salto de qualidade e de ousadia que vai fazer a história do segmento mudar a partir de setembro, quando ela chega definitivamente ao mercado. Com novo desenho, cabine dupla, espaço interno para transportar cinco adultos e uma caçamba maior que a da corrente no comprimento e na largura, a nova picape pode (vai, segundo a Volkswagen) ganhar a liderança do mercado, desbancando a Strada, que chegou a ser o veículo mais vendido no Brasil em fevereiro deste ano.

A Saveiro é agora a maior picape da categoria, com 580 litros de capacidade de carga, graças ao posicionamento do estepe que fica embaixo do assoalho na parte traseira do carro.

A versão cabine dupla tem o teto elevado em relação às demais configurações da linha, é quatro centímetros mais alta que a versão de cabine estendida e o espaço para os ombros dos ocupantes no banco traseiro é 8 cm maior do que o do principal concorrente. Com a nova cabine foi desenvolvido um rack no teto para servir de apoio para cargas adicionais à caçamba, componente que contribui para o estilo despojado do carro.

Internamente, a posição mais elevada do assento traseiro favorece o conforto dos passageiros e melhora a visibilidade de quem está sentado no banco de trás, que conta com um apoia-braço de cada lado com dois porta-garrafas, um de cada lado, uma saída de 12V adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.

Um destaque da Saveiro Cabine Dupla é a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes e contam com desembaçador.

"A melhor picape da categoria amplia a sua área de atuação. A Saveiro CD vem para incluir a Volkswagen em um novo segmento, formado por clientes de perfil diferenciado, que além de uma picape robusta procuram por um veículo para a família, com ótima dirigibilidade, tecnologia e, principalmente, segurança", afirmou o gerente de Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, Marcelo Olival.

Disponível em três versões de acabamento e com duas opções de motores, o modelo traz inovações e recursos de segurança na categoria.

Na versão de entrada, de cabine simples, a picape Volkswagen tem de série freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS, EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem), Comfort Blinker, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente; controle do efeito freio motor, que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito; controle do momento de giro, que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito e ESS, que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente, alertando quem vem atrás.

Ainda na versão de entrada: direção hidráulica, vidros elétricos, travamento central, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, antena de teto, para-choque pintado na cor da carroceria e rodas de aço de 14 polegadas e pneus 175/70 R14.

Entre os opcionais, ar-condicionado, rodas de alumínio de 15 polegadas, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba. Destaque para o módulo "Plus", composto por retrovisores e maçanetas das portas na cor da carroceria, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, iluminação da caçamba, rádio com entrada auxiliar, USB e função áudio streaming, que permite reproduzir músicas via bluetooth e informações na tela do rádio.

Na versão intermediaria , Highline, além de todos os itens da Trendline tem: ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas, sensor de estacionamento traseiro com visualização de aproximação na tela do rádio, retrovisores elétricos com função "tilt down", sistema que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio para auxiliar em manobras de estacionamento e I-system.

Como opcional, a Saveiro Highline CD pode ser equipada com roda de alumínio de 15 polegadas e pneus 205/60 R15.

Tanto a versão Trendline como a Highline têm motor 1.6 de 104 cv e torque máximo é de 15,6 kgfm. Com esse motor, a Saveiro Cabine Dupla tem velocidade máxima de 171 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em10,9 segundos.  A carga útil é de 667 kg para a Trendline e 629 kg na Highline.

A cereja do bolo fica por conta da Saveiro Cross, que já era oferecida na versão cabine estendida. O modelo oferece a maior relação de itens tecnológicos da categoria, tanto voltados à segurança como ao desempenho.

Completa de série, a Saveiro Cross agora tem cabine dupla e vem com os da Highline, com volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, rodas de alumínio de 15 polegadas e pneus 205/60 R15 de uso misto, faróis permanecem acesos alguns segundos após o motorista bater porta. Tem capota marítima, santantônio e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.

No quesito segurança, o modelo conta com controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de assistência de partida em rampa e ABS off-road. Acionado o sistema pelo botão no painel, o  software de controle do ABS e do controle de estabilidade provoca um curto travamento da roda, criando uma "pequena cunha", com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso "solto".

Entre os opcionais da versão Cross está o controlador automático de velocidade, sensores de chuva e luminosidade e retrovisor interno eletrocrômico.

A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6 16v de 120 cv e torque máximo de 16,8 kgfm. Sua velocidade máxima é de 177 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. A carga útil com essa motorização é de 607 kg.

Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a linha passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla.

Além das versões e opções de carroceria, a linha Saveiro conta com uma série de acessórios originais.

"Ao todo, a Saveiro Cabine Dupla tem 71 opções de acessórios, que vão desde sobretapetes com plugues de segurança a capotas marítimas e rodas de liga leve. Desse total, cinco acessórios são inéditos na linha Saveiro", explica o gerente do Produto, Décio Martins.

Confira os preços da nova linha 2015 da Saveiro:

Saveiro Cabine dupla trendline – R$ 47.490,00
Saveiro Cabine dupla highline – R$ 52.790,00
Saveiro Cabine dupla cross – R$ 59.990,00

Luiz Cipolli Jr

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.