Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

O novo Fox, com a cara do Golf

Joel Leite

18/08/2014 20h01

— Todo mudado, carro tem motor de 120 cavalos na versão topo de  linha

Lanternas grandes, na posição horizontal, novo conjunto ótico (duplo) dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas e um para-choque traseiro com refletores na parte inferior que confere um ar mais esportivo ao carro. Essas foram as principais mudanças externas no Fox que a Volkswagen está anunciando nesta segunda-feira (18) ao mercado, um carro que chega à nova geração seguindo as linhas do Golf.

Na dianteira, tudo é novo: capô, faróis, grade e pára-choque. A lateral ganhou novas molduras das caixas de roda, os retrovisores são diferentes, assim como frisos e vincos.

"Visualmente, o resultado é um carro mais bem postado, com linhas bem definidas e de aspecto sóbrio", diz o diretor de design da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

No interior, o painel foi redesenhado e conta com material mais requintado. Todas as versões passam oferecer novas cores para o painel e revestimentos de banco.

O Fox 2015 esta disponível em quatro versões (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), com quatro motores (1.0 3c, 1.0 4 c, 1.6 e 1.6 16v) e três transmissões (manual de cinco marchas, manual de seis marchas e o automatizado de cinco marchas).

A Trendline, de entrada, e a Comfortline, intermediária, podem ser equipadas com os motores 1.0 de 76 cv e 1.6 de 104 cv, ambos de quatro cilindros.

A Bluemotion tem motor 1.0 de três cilindros, de 82 cv. Já a versão topo de linha, Highline, tem motor 1.6 16v de 120 cv, o mesmo que equipa o Gol Rallye e a Saveiro Cross, com opção do novo câmbio manual de seis marchas ou automatizado de cinco.

A versão Trendline tem de série: direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos.

A Bluemotion, acrescenta, luz indicadora de marchas e computador de bordo

Na versão intermediária, Comfortline, acrescenta sistema de som, vidros traseiros elétricos e retrovisores elétricos, espelhos retrovisores com luz indicadora de direção, faróis e lanterna de neblina, capa dos retrovisores, maçanetas e frisos laterais na cor da carroceria e computador de bordo.

Entre os opcionais estão: ar-condicionado, I-system, alarme com controle remoto na chave, rodas de alumínio de 15", sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, banco traseiro corrediço com terceiro apoio de cabeça, volante multifuncional, controlador de velocidade, teto solar e luzes de conversão estática, sistema que aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades.

Ar-condicionado de série só na versão topo de linha, Highline, além do controle de tração, I-system, banco traseiro corrediço com três apoios de cabeça, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, lanternas traseiras escurecidas, ponteira dupla de escape, pedaleira esportiva e rodas de alumínio de 15".

Como opcional, destaque para o controle de estabilidade, controle de bloqueio de diferencial, controle de assistência de partida em rampa, roda de alumínio de 16 polegadas com pneus 195/50, central multimídia com tela de 5,5 polegadas, bluetooth , AM/FM, CD com MP3, GPS, teto solar, controle de velocidade e luzes de conversão estática, sistema que aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades.

Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Fox é o segundo carro mais vendido da Volkswagen. Desde seu lançamento em outubro de 2003, a montadora já produziu mais de 1,8 milhão de unidades.

Confira os preços das versões:

Fox Trendline 1.0 – R$ 35.900,00
Fox Trendline 1.6 – R$ 39.800,00
Fox Bluemotion 1.0 – R$  37.690,00
Fox Comfortline 1.0 – R$ 38.190,00
Fox Comfortline 1.6 – R$ 41.490,00
Fox Comfortline 1.6 I motion – R$ 44.590,00
Fox Highline 1.6 16v – R$ 48.490,00
Fox Highline 1.6 16v I motion  – R$ 51.790,00

 

Luiz Cipolli Junior

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.