Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Venda de carros usados cresce 5% no ano

Joel Leite

05/09/2014 10h59

— Setor segue na contramão do mercado de novos, que teve queda de 9,5%. A venda de usados já é três vezes maior que de 0km

Com menos dinheiro no bolso, muitas dúvidas sobre os rumos da economia no País e os carros novos cada vez mais caros, o consumidor brasileiro tem cada vez mais optado pelo usado.

Só para se ter uma idéia, de janeiro a agosto deste ano foram vendidos  2,1 milhões de carros novos. No mesmo período a venda de usados chegou bem perto dos 6,5 milhões de unidades. Ou seja, enquanto a indústria vende um carro 0km, o mercado de usados vende três.

O crescimento de vendas de usados no ano já chega a 5% e o mercado de novos amarga uma queda de 9,5% (veja matéria).

Segundo a Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos), entre janeiro e agosto deste ano foram vendidos 6.451.257 carros usados, contra 6.144.842 unidades no mesmo período de 2013.

Só no mês de agosto foram 879.364 unidades, alta de 3,3% na comparação com agosto do ano passado, mas uma pequena queda de 1,5% em relação a julho deste ano.

Para Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto "em agosto houve uma mínima variação para menos, que pode ser considerada uma acomodação normal do mercado. Em julho tivemos um volume de vendas excepcional, o que compensou o que ficou represado em junho, por causa da Copa do Mundo e férias. Agora estamos retornando à normalidade, apresentando o mesmo crescimento já verificado ao longo dos últimos meses."

No ranking de modelos usados mais vendidos o Gol é líder, seguido pelo Uno e Palio.

Veja a lista dos dez usados mais vendidos em agosto

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.