Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Perigo: motorista usa celular e não usa cinto

Joel Leite

26/09/2014 15h17

Índice de irresponsabilidade entre caminhoneiros é o mais grave: 25% não usam o cinto

É mais do que sabido que a falta do cinto de segurança pode provocar lesões graves e até a morte em motoristas e passageiros em caso de colisão, mesmo assim, as estatísticas indicam que ainda tem gente displicente em relação ao uso do equipamento.

Um levantamento feito pela concessionária Arteris, que gerencia 21 rodovias no País mostrou que um em cada dez motoristas ainda não usa cinto de segurança. Pior é a estatística com caminhoneiros, que são profissionais, passam a maior parte do tempo ao volante e deveria dar o exemplo. Pois nada menos do que 25% dos motoristas de caminhão não usam cinto de segurança regularmente.

Em relação a passageiros a situação é mais trágica ainda: 41% dos passageiros não fazem uso do cinto.

E não é só.

Os motoristas não usam o que deviam e usam o que não deviam.

Estou falando do celular. A pesquisa mostrou que o uso do celular nas viagens é um dos principais responsáveis por colocar o motorista em situações de risco.  48% dos motoristas já passaram por alguma situação de risco causada por uma distração e em 23% dos casos, o celular foi responsável.

Estudo publicado por um jornal de medicina na Inglaterra mostra que discar um número no celular aumenta em oito vezes o risco de acidente. Só o fato de procurar o telefone enquanto dirige aumenta em sete vezes.

Imagine digitar uma mensagem, o que muita gente faz.

A concessionária Arteris promove uma série de ações de conscientização sobre os perigos no trânsito na Semana Nacional do Trânsito, todo mês de setembro.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.