Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Preço do carro zero tem quarta queda no ano

Joel Leite

29/09/2014 14h07

O Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, teve mais uma queda em agosto, a quarta neste ano (veja gráfico), num indicativo de que o consumidor não está aceitando os aumentos dados pelas montadoras.

A média de queda dos preços no mês foi de 0,21%, conforme Índice Autoinforme/Molicar divulgado nesta sexta-feira (26), mas no acumulado do ano o preço continua em alta. De janeiro a agosto o carro teve um aumento médio de 2,74%. Com certeza essa é uma das razões da queda de vendas de 9,5% nos primeiros oito meses do ano: além da restrição ao crédito e da desconfiança do consumidor em relação à economia, o aumento dos preços afugenta o consumidor das compras.

O estudo registra mensalmente a evolução dos preços do carro zero cotado pela Molicar e não os preços oficiais.

No início do ano as montadoras reajustaram os preços de tabela alegando aumentos dos custos por causa da obrigatoriedade do ABS e do airbag e da nova composição do IPI, que passou a ser um ponto percentual maior. Tanto que logo no primeiro mês do ano os preços praticados subiram 1,4%. Como a procura estava alta, os repasses foram sendo absorvidos pelo consumidor, com altas seguidas em fevereiro (+ 2,4%), março (+1,6%).

Para você ter uma idéia do que significam esses aumentos, basta dizer que em todo o ano passado os preços caíram 0,5% e em 2012 os carros ficaram 4,9% mais baratos.

Apenas oito das 50 marcas disponíveis para o consumidor tiveram aumentos de preço em agosto, inclusive a Volkswagen, com aumento de 0,13%. Também tiveram alta nos preços, entre outras, a Chery (+1,83%, a que mais subiu), a Nissan (+040%) e a Mitsubishi, cujos carros ficaram 0,37% mais caros.

A maioria das marcas, 26, manteve o preço sem alteração e 16 delas tiveram queda, sendo a Troller a que teve os carros com os maiores descontos, – 7,3%.

Peugeot (-2,9%), Renault (-1,5%) e Honda (-1,3%) foram algumas das que tiveram as maiores quedas de preços, assim como as grandes Fiat (-0,2%), a GM (-0,6% e a Ford (-0,1%).

O Mercedes-Benz C250 foi o carro que teve a maior queda de preço em agosto; ficou 13,3% mais barato. Outros que tiveram grandes quedas foram o Troller T4 (-10,4%), o Audi Q7 (-10,1%) e o Camaro, que perdeu 9,4% do preço no mês.

O Etios, da Toyota, foi o carro com o maior aumento, ele ficou 6,9% mais caro. Tiveram altas expressivas também o Pajero Full (+ 6,8%), o Mercedes-Benz A 200 (+6,1%) e o BMW 528i (+6%).

Veja a lista com o comportamento dos preços de todas as marcas do mercado brasileiro em agosto

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.