Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Shineray terá a primeira fábrica de motos fora de Manaus

Joel Leite

13/10/2014 13h02

– Marca chinesa começa a produção em dezembro e terá 19 modelos entre motos, triciclos e quadriciclos

A Shineray vai inaugurar no Brasil sua primeira fábrica fora da China: a unidade, que está em fase final de construção em Suape, Pernambuco, será inaugurada na primeira quinzena de dezembro. Será a única marca no Brasil a fabricar motos fora da zona franca de Manaus.

Com uma área de 156 mil m², a montadora terá uma área construída de 60 mil m², com investimento de R$ 130 milhões e capacidade de produção de 250 mil unidades por ano. Serão empregadas 250 pessoas em dois turnos.

"Os equipamentos já estão montados e no momento aguardamos a inspeção do Inmetro para liberação da numeração de chassis brasileira", revelou Paulo Perez, diretor executivo da Shineray.

A fábrica não tem capital chinês e os veículos de duas e três rodas serão montados com peças trazidas da China sobre chassi nacional.

"Pretendemos manter um nível de 80% de nacionalização, que é o que foi estipulado por contrato com os chineses", afirmou o dirigente.

A Shineray vai fabricar 19 modelos de diversas categorias, triciclos e quadriciclos. Além da linha de montagem, a estrutura contará com laboratório de testes e pista para motos on road, off road e street, laboratórios de montagem, armazenagem e qualidade.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.