Otimismo e muito jipe no primeiro dia de Salão
— Dezoito marcas já apresentaram as novidades, com destaque para três jipes que serão produzidos no Brasil
— Mostra para a imprensa continua nesta quarta-feira e a partir de quinta o público vai ver o Salão do Automóvel 2014
O tom do primeiro dia do salão aberto exclusivamente para a imprensa foi de otimismo.
Alguns executivos estão cautelosos, esperando a definição da equipe econômica do novo governo, aguardando mais um empurrão do governo pra incrementar as vendas (lembre-se que o IPI volta a partir de janeiro: tem dirigente querendo esticar mais uma vez o benefício).
Mas de uma forma geral parecem acreditar numa melhora da economia e do setor automobilístico. Não pra esse ano, pro ano que vem. Esse ano, "está perdido", como dizem alguns deles. Exagero, claro: mesmo com a queda de quase 10% das vendas até aqui, o Brasil se mantém como um dos maiores mercados do mundo, com quase 3,5 milhões de unidades.
A expectativa para o ano que vem é de crescimento: um pequeno aumento nas vendas, mas o importante será voltar a crescer.
O otimismo é revelado pela grande quantidade de lançamentos e da confirmação de investimentos na amplificação da capacidade de produção.
Neste primeiro dia foram anunciados três carros novos, que serão produzidos no Brasil a partir do ano que vem, e todos na mesma categoria, o utilitário esportivo pequeno, segmento que nasceu com o Ecosport e que cresce tanto em vendas quanto em número de opções. São eles:
– O Peugeot 2008, um tipo croosover feito com base no 208, que será fabricado na unidade da PSA em Porto Real, no Rio
– O Honda HRV, um jipinho, um "CRV menor", que será produzido na fábrica da empresa em Sumaré
– O Renegate, o primeiro Chrysler feito no Brasil, também um jipe pequeno, este com motor a diesel 2.0 de 170 cavalos e alguns equipamentos realmente diferenciados para a categoria. O carro terá assistente de estacionamento (o primeiro fabricado no Brasil com esse equipamento) e câmbio automático de nove marchas. O carro terá tanque com autonomia de 950 km, seletor de cinco tipos de direção conforme o terreno e três versões de acabamento: Sport, Longitude e Trail Hawk.
A FCA – que reúne a Fiat e a Chrysler – mantém a meta de investimento de 15 bilhões de reais até 2016.
O destaque da Fiat é o Cinquecento Abart com motor de 170cv. O 500 elétrico foi mostrado, mas por enquanto não vem para o Brasil.
A Audi confirmou o início da produção do A3 sedã no segundo semestre de 2015 em São José dos Pinhais, já com motor flex e o Q3 em 2016. Vai trazer no ano que vem o A3 e-tron plugado com motor de 204 cavalos e autonomia 940 (faz 66km/l e a bateria recarrega em 4hs).
A Renault mostrou a picape Duster conceito. Mas não é pra já; não há informações de quando a empresa poderia produzir o modelo. Ela tem a plataforma do Duster, mas é do tamanho da S10.
A japonesa Nissan anunciou a produção do segundo modelo da marca na fábrica de Resende, o New Versa, no ano que vem.
A novidade da GM é a versão Activ da Spin; a empresa mostrou também o Ônix 1.8 e o Cruze reestilizado, além da uma picape conceito esportiva com base na S10 e quatro modelos de bicicleta.
Outro híbrido plugado foi apresentado pela Mitsubishi, Outlander. A montadora, que neste ano passou a ocupar um lugar no ranking das dez marcas mais vendidas, anunciou que vai dobrar a capacidade de produção no Brasil no ano que vem e para isso está investindo R$ 1 bi.
Nesta terça-feira foram mostradas as novidades de 18 marcas de carros; amanhã, quarta, mais onze marcas vão fazer a apresentação para a imprensa, completando a mostra do que o visitante vai ver a partir de quinta, quando o Salão será aberto ao público.
O evento vai mostrar 500 veículos, de 30 marcas, sendo 150 novidades.
Equipe Autoinforme: Joel Leite, Luiz Cipolli Junior e Caibo Bednarski
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.