Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Toyota passa Renault e GM encosta na Fiat

Joel Leite

17/11/2014 10h12

– Com 138.980 unidades vendidas, primeira quinzena de novembro tem a segunda melhor venda diária no ano

Com 138.980 unidades vendidas, a primeira quinzena de novembro sinaliza uma boa recuperação no mercado de carros. A média de venda diária (13.898 unidades) é a segunda melhor do ano, perdendo apenas para a registrada em abril, quando foram vendidos 13.988 carros e comerciais leves/dia.

Como a segunda quinzena é sempre melhor do que a primeira, a expectativa é de que novembro registre recorde de vendas diárias. As vendas mensais, no entanto, não devem ser as melhores do ano, pois o mês tem apenas 20 dias úteis.

No ranking por marca, a surpresa é o bom desempenho de vendas da Toyota, que passou a Renault e está na sexta posição. A empresa japonesa colocou mais de dois mil carros em cima da francesa: 9.782 contra 7.680 unidades.

Outra surpresa é a presença da GM na cola da Fiat. A marca italiana, que costuma ter 21% das vendas, fechou a quinzena com 19,8%, enquanto a concorrente cresceu. Assim, a diferença entre as duas é de menos de mil carros: a Fiat tem 27.449 e a estadunidense 26.471.

Terceira colocada, a Volkswagen ficou com 15,9% e a Ford com 10,2%, enquanto a Hyundai se firma entre as cinco melhores classificadas.

Completam a lista das dez mais vendidas a Honda (8ª colocada), a Nissan (9ª) e a Mitsubishi (10ª).

Veja o ranking por marca 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.