Feira de VUC mostra o futuro do transporte de carga nos centros urbanos
— Vuc Fair começa hoje em são Paulo e vai até sexta (21). Já foram vendidos meio milhão de VUCS este ano.
A preocupação com trânsito nas grandes cidades é cada vez maior, pois a frota brasileira de carros cresceu muito e o investimento na mobilidade não ocorreu no mesmo ritmo.
Com isso, a administração pública acaba tomando medidas restritivas ao tráfego nos centros urbanos e os veículos pesados é que são prejudicados. Nada mais natural, afinal, um caminhão em ruas estreitas atrapalha o trânsito e coloca em perigo outros veículos e pedestres.
Por isso é que o VUC está ganhando mais espaço nas cidades. O Veículo Urbano de Carga. Esses utilitários de pequeno porte (largura máxima 2,20 e comprimento até 5,50m) hoje são responsáveis pelas entregas nos grandes centros urbanos.
Apenas entre janeiro e agosto deste ano foram vendidos 533.645 VUCs, gerando crescimento de 0,5% em comparação com o mesmo período de 2013. Nada mal num momento em que o mercado total tem queda de quase 10%.
Para ficar ainda mais claro a importância que os VUCs têm para as grandes cidades, vamos analisar o crescimento dos últimos cinco anos, que foi de 49,5%.
Apenas na capital paulista, o número de VUCs passou de 600.553 para 897.471 até julho deste ano. Se olharmos o estado do geral, o crescimento é ainda maior: em 2008 eram 1.718.354 que passaram para 2,8 milhões de unidades até julho deste ano, o que representa 67,8% de aumento.
Tendo em vista a expansão deste segmento, surge a Vucfair, o Salão dos Veículos Comerciais Leves e Picapes, que começa nesta terca-feira (18) e vai até o dia 21, no Centro de Convenções Imigrantes. Durante o evento ainda acontece o Seminário Vuc, hoje e amanhã.
A feira é focada em empresas frotistas, autônomos e pequenos empreendedores, não estará aberta ao público no geral (apenas para pessoas do ramo) e contará com 60 marcas, em uma área de dez mil m². A expectativa é receber de dez a 12 mil pessoas. Estarão presentes Mercedes-Benz, Man, Renault, Kia, Hyundai, Rely, Effa, entre outras marcas.
Hércules Ricco, diretor da Vucfair, comenta a importância da feira e do segmento:
"O evento é uma grande oportunidade de negócios, tanto para fabricantes de VUCs, quanto para empresários e autônomos, pois é o lugar ideal para conhecer todas as aplicações desse tipo de veículo, além de entender melhor a importância dele para quem tem negócio próprio. O VUC é o futuro para o transporte de qualquer tipo de material, dentro dos grandes centros urbanos. O investimento total da feira foi de R$ 6 milhões".
Seminário
O seminário "Solução para a mobilidade urbana" será coordenado pela Anfavea (órgão oficial das montadoras), onde serão discutidos os seguintes tópicos:
– a importância do VUC para o transporte e mobilidade urbana,
– o desenvolvimento do VUC no Brasil,
– as tendências e oportunidades de negócios do segmento, entre outros assunto.
Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, "a implantação e desenvolvimento do segmento estão em linha com as práticas mais modernas de mobilidade urbana".
Entre os palestrantes convidados estão: Luiz Carlos Gomes Moraes (diretor da Mercedes-Benz), Alcides Braga (presidente da Anfir), Fred Carvalho (diretor da Anfavea), entre outros.
Caio Bednarski
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.