Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Feijoada e caipirinha só no fim da viagem

Joel Leite

29/12/2014 13h29

Além do álcool, alimentação pesada também provoca sonolência e perigo ao volante

É evidente o perigo da combinação álcool e direção, mesmo assim muita gente segue arriscando a vida, bebendo antes de dirigir.

Dados do Ministério da Saúde indicam que a cada cinco vítimas de trânsito atendidas no pronto-socorro uma está sob o efeito do álcool. A maioria homem, com idade entre 20 e 39 anos.

Dados do IBGE, também revelam que o trânsito mata 43 mil pessoas por ano no Brasil. Outro dado é que 124 mil pessoas são internadas todos os anos com algum tipo de lesão sofrida no trânsito.

No início o álcool desperta o indivíduo, estimula e depois de um tempo ele provoca cansaço e sono, portanto ele tem um efeito nocivo pra quem dirige em qualquer situação.

Mas ao pegar a estrada nessas férias, não basta deixar de usar álcool. A alimentação pesada também pode levar o motorista à sonolência, o que é um perigo da direção.

Pare a cada duas horas e faça refeições leves: sucos, frutas ou saladas.

Deixe a feijoada e a caipirinha pra quando chegar ao destino.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.