PUBLICIDADE
Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fenabrave confirma queda de 6,9% em 2014

Joel Leite

06/01/2015 14h57

– Números já haviam sido divulgados aqui na sexta-feira, 2

– Entidade espera queda de 0,5% nas vendas em 2015

A federação dos distribuidores de veículos, Fenabrave, confirmou nesta terça-feira (6) os números de vendas de 2014 publicados pela Agência Autoinforme na manhã do dia, 2 de janeiro, última sexta-feira, e no blog O Mundo em Movimento, no Uol.

Foram vendidos no Brasil no ano passado 3.329.052 carros e comerciais leves, o que representou uma queda de 6,9% em relação a 2013 (e não queda de 7,4%, como noticiou a Folha no sábado dia 3).

As vendas totais, incluindo ônibus e caminhões, tiveram uma queda maior, de 7,15%, com total de 3.497.811 unidades de janeiro a dezembro.

Após divulgar os números de 2014, a Fenabrave anunciou que espera queda de 0,5% nas vendas de carros e comerciais leves este ano. Um dos principais fatores para esta expectativa é o baixo crescimento do País, a estimativa do PIB é de 0,5%, com isso, a expansão da indústria automobilística é afetada. Para o mercado de caminhões e ônibus é esperada uma queda de 1,1%.

Além disso, este ano o IPI dos carros volta as suas taxas normais, o que deve elevar o preço do carro 0K entre 3,5 e 4,5%. O aumento das taxas deve impactar nas vendas a partir de fevereiro, pois as concessionárias ainda contam com carros que foram faturados no ano passado com IPI menor.

Segundo Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave desde o dia 1º de janeiro, a nova lei de retomada do bem pelo banco em menor tempo em caso de inadimplência, deve levar pelo menos três meses para refletir no mercado, por isso, a entidade a sua projeção para o ano sem contar com a alavancada que a nova lei pode dar ao mercado, facilitando os financiamentos e aumentando os prazos.

Caio Bednarski

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.