Aumento do preço do carro fica abaixo da inflação
– Preço de Verdade (praticado) do carro zero subiu 2,3% em 2014, período em que a inflação (IPC da Fipe) chegou a 5,2%
O Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, fechou em alta pelo segundo ano seguido. Mas o aumento, 2,3%, ficou bem abaixo da inflação oficial, medida pelo IPC da Fipe, que foi de 5,2% no ano.
O índice indica que o preço está reagindo nos últimos anos, depois de quedas em 2012 (- 4,9%) e 2011 (-0,1%) Veja gráfico.
O resultado positivo em 2014 ocorreu graças aos aumentos expressivos no primeiro trimestre, quando o preço do carro subiu 4% por causa dos repasses feitos pelas montadoras (1,4% em janeiro, 1% em fevereiro e 1,6% em março). As montadoras reajustaram os preços justificando aumentos dos custos por causa da obrigatoriedade do airbag e ABS a partir de primeiro de janeiro e também por causa do retorno de um ponto percentual de IPI.
No primeiro momento o consumidor aceitou os aumentos, mas depois ele se afastou do mercado, o que levou as concessionárias a darem descontos.
Exceto por um aumento em julho de apenas 0,1%, o preço do carro zero vem caindo desde abril. O índice Autoinforme/Molicar registra mensalmente a evolução dos preços do carro zero cotados pela Molicar e não dos preços oficiais.
Das 50 marcas disponíveis para o consumidor, sete tiveram aumentos de preço em dezembro. A Chrysler teve alta de 1,8%, seguida pela Mercedes-Benz com alta de 1,5%, Renault (0,4%), Volkswagen (0,2%), Honda (0,2%), BMW (0,1%) e GM (0,1%).
Outras nove marcas tiveram queda de preço, sendo a JAC a que teve os carros com os maiores descontos, -4,9%, seguida pela TAC (-3,2%) e Mahindra (-2,6%). Completa a lista: Shineray, Mitsubishi, Kia, Nissan, Land Rover e Subaru.
As outras 34 marcas mantiveram o preço sem alteração.
Veja a lista com o comportamento dos preços de todas as marcas do mercado brasileiro em dezembro
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