Utilitários têm maior aumento com retorno do IPI
– Tucson e Saveiro foram os carros que ficaram mais caros
– Smart, Nissan e Citroën foram as marcas que mais subiram
Utilitários esportivos, furgões e picapes foram os que mais aumentaram os preços neste início de ano, principalmente por causa do retorno do IPI integral, que até dezembro último estava sendo aplicado com desconto.
Pelo menos 112 carros (versões) tiveram aumentos acima de 4%, índice médio calculado por diretores de montadoras como alta provocada pela volta do imposto integral (veja tabela dos 770 versões que tiveram aumento de 2% a 8,6%). Desses, os que mais subiram foram os modelos Tucson, Saveiro e HB20 (com mais de 8%), Strada, Doblo Cargo, Frontier, Uno Furgão e RAV 4, Palio e Gol, todos com mais de 6% de aumento em janeiro.
Não foi por acaso que os veículos comerciais foram os que ficaram mais caros: o IPI incidente nessa categoria subiu de 3% para 8%, enquanto os carros de passeio até 1000cc recolhiam 3% e passaram a recolher 7%. Nos carros de 1000cc a 2000cc o imposto subiu de 10% para 13% (gasolina) e 9% para 11% (álcool).
A Smart foi a marca que mais aumentou os preços dos seus carros, com uma média de 4,5%. A versão Coupê foi a que mais subiu, com alta de 4,7%.
Os modelos da Nissan (segunda marca que mais subiu, com 4,1%) que ficaram mais caros foram a Frontier Attack, com alta de 6,3% e o New March (+5,5%). A terceira marca que mais subiu foi a Citroën (4%), com seu C3 1.5 Origine ficando 6% mais caro.
Hyundai (+3,7%) e Volkswagen (+ 3,5%) também ficaram entre as cinco que mais aumentaram os preços neste início de ano. A Hyundai teve também o modelo que mais subiu, o Tucson, que ficou 8,6% mais caro. Os que mais subiram da Volkswagen foram os Gol Confortline e Track (+6,1%) e o Up High (+6%).
Das 25 marcas pesquisadas, nove não tiveram aumento de preço (na média), enquanto as outras 16 aplicaram reajustes. Além das cinco primeiras já citadas aumentaram seus carros as marcas GM (2,9%), Toyota (2,8%), Peugeot e Fiat (2,6%), Mercedes-Benz (1,6%), Dodge e Renault (1,4%), JAC e Lifan (1,1%), Jeep (0,4%) e Honda (0,2%).
As nove marcas que não alteraram o preço (Chrysler, BMW, Subaru, Míni, Volvo, Jaguar, Land Rover, Porsche e Ford) devem fazê-lo já na semana que vem, no primeiro dia útil de fevereiro, quando está prevista a divulgação de uma nova tabela de preços pelas montadoras.
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