Pirelli usa casca de arroz na produção de pneus
No Brasil tem pneu sendo produzido até com cinza da casca de arroz queimada. Mais de um milhão de pneus para carros e caminhões foi fabricado a partir da sílica extraída do arroz. A Pirelli é a responsável pela tecnologia, pioneira e dona da patente desde 2009.
A sílica substitui o negro de fumo (derivado do petróleo para deixar a borracha mais resistente) na produção de um pneu, e gera maior resistência a lacerações e menor resistência ao rolamento, visando menor consumo de combustível.
Outras vantagens do uso deste tipo de sílica é a redução na emissão de CO2, na hora de extrair o material da cinza da casca de arroz queimada, em comparação com a extração da sílica de origem mineral.
Outro ponto positivo desta sílica é que a sua matéria-prima é extraída de um resíduo que seria descartado no meio ambiente. Para cada quilo de arroz, a Pirelli consegue extrair 30 gramas de sílica com a casca do arroz queimada.
Atualmente os pneus produzidos no Brasil têm cerca de 20% de materiais renováveis, com o uso dessa sílica, a Pirelli chegou a 23%.
A Pirelli tem uma fábrica só para produzir esta sílica, na cidade de Meleiro, em Santa Catarina, com capacidade para 100 toneladas de sílica por mês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.