PUBLICIDADE
Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Brasil tem 41,5 milhões de veículos

Joel Leite

08/05/2015 17h49

– Frota cresceu 3,7% no ano passado; idade média é de 8 anos e 8 meses

Servicos_transito

A frota circulante brasileira chegou a 41,5 milhões de automóveis em 2014, crescendo 3,7%, segundo os dados do Sindipeças (do Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores) no último ano.

A idade média dos veículos era de 8 anos e 6 meses em 2012 e 2013, mas, em 2014 subiu para 8 anos e 8 meses, o que indica que a frota recebeu um número menor de carros novos, fato que pode ser explicado pela desaceleração das vendas em 2014.

"Como a base é muito grande, o aumento de dois meses na idade média é bastante significativo", avalia Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças e responsável por mercado de reposição.

Os cálculos são feitos por modelo, considerando-se um índice médio de mortalidade de 1,5% ao ano para a linha leve e 1% para a pesada.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.