Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Crise não impede aumento de preço

Joel Leite

13/05/2015 17h18

– Alta em abril foi de 0,5%. Carro já está 3,93% mais caro no ano

Rely_1.0_cabine dupla_frentlat

A crise por que passa o setor automobilístico, que amarga uma queda de vendas de 18,4% nos quatro primeiro meses do ano, não foi o suficiente para frear o aumento dos preços. Pesquisa feita pela Molicar junto a revendedores de carros indica um aumento médio de 0,5% em abril.

O levantamento é feito com base no preço praticado do carro zero, nas concessionárias e no mercado paralelo, resultando no índice Preço de Verdade.

No acumulado do ano o carro zero já subiu 3,93%. O índice, mesmo sendo menor do que a inflação medida pelo IPC da Fipe (4,72%) é alto considerando a pouca procura verificada nas concessionárias nos últimos meses. As montadoras, portanto, conseguiram repassar o índice do IPI, que retornou ao preço do carro em janeiro de 2015.

Nissan_Altima_frentlat_2015

Das marcas tradicionais apenas a Ford teve queda de preços em abril, -0,3%. Os preços da Fiat aumentaram 0,4%, portanto abaixo da média, mas Volkswagen (+1,1%) e GM (+2,4%) tiveram aumentos expressivos.

A marca que mais subiu de preço foi a chinesa Rely, com alta de 6% no mês. Em seguida, aparecem (veja quadro) a Ssangyong (+4,7%) e a Jeep, cujos preços subiram 4,2% em abril.

Outras marcas tiveram aumentos acima da média, caso da Toyota, com + 1.9%, da Mitsubishi e Audi com + 1,3% e Peugeot, cujos preços subiram 1,3%.

Os preços da Mercedes-Benz foram os que mais caíram em abril. Os carros da marca alemã ficaram 4,6% mais baratos. A BMW também caiu: – 0,8%. Renault (0,5%) e Nissan (-0,7%) também tiveram quedas expressivas de preço.

Subaru_legacy_2015

A picape Rely 1.0 foi o modelo que mais subiu de preço em abril, conforme cotação Molicar, com um aumento de 17%. Em seguida, vieram o sedâ Altima, da Nissan, com alta de 16,6%; o Subaru Legacy, +16,3% e o Chery Celer, com + 14,7% (veja a lista).

O Audi TT, foi o carro que mais caiu de preço (-12,6%), mas, por conta do modelo novo que será lançado em breve. Em seguida vem o Volvo V40, que foi o segundo carro que mais caiu de preço (-11,6). O terceiro carro que mais caiu de preço foi o T6, da Jac,  (-11,4%). Confira a lista completa.

Os carros que mais subiram de preço
abril/2015

MARCA_MODELOVar. %
RELY Q22D PICK-UP EX(C. Est.) 1.0 16v Gas. 2p17,1
NISSAN ALTIMA SL 2.5 V-6 (Aut.) Gas. 4p16,6
SUBARU LEGACY SD GT AWD-AT 2.5 16v Gas. 4p16,3
CHERY CELER HATCH 1.5 16v(FlexFuel)(Nac.) Eta./Gas. 4p14,7
PEUGEOT RCZ COUPE 1.6THP 16v(Tiptronic) Gas. 2p13,7
AUDI R8 SPYDER 5.2 V-10 FSI-QUATTRO(R-Tronic) Gas. 2p12,6
SSANGYONG NEW KORANDO GLS 4X4 2.0 16V TB XDI AT Dies. 4p12,5
CHEVROLET ONIX HATCH LT 1.0 8V SPE/4(Flex) Eta./Gas. 4p12,0
PEUGEOT 2008 ALLURE 1.6 16v(FlexStart) Eta./Gas. 4p12,0

 

Os dez carros que mais caíram de preço
abril/2015

MARCA_MODELOVar. %
AUDI TT COUPE 2.0 16v TFSI(S-Tronic) Gas. 2p-12,6
VOLVO V-40 HATCH COMFORT 2.0 TB(AT) Gas. 4p-11,6
JAC T6 2.0 16v(JetFlex) Eta./Gas. 4p-11,4
MERCEDES-BENZ GL 63 AMG 4-MATIC 5.5 V-8 BI-TB Gas. 4p-11,3
MERCEDES-BENZ GL 500 BLUEEFFICIENCY 4.7 V-8 Bi-Turbo Gas. 4p-11,2
MERCEDES-BENZ E 63 AMG 5.5 V-8 BI-TB 4MATIC Gas. 4p-11,2
MERCEDES-BENZ S 500 L 5.5 V-8(N.Serie) Gas. 4p-10,9
BMW 320i SPORT GP 2.0 16v TB(ActiveFlex)(Nac.) Eta./Gas. 4p-10,9
MERCEDES-BENZ SLK 55 AMG 5.5 V-8 Gas. 2p-10,8

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.