Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Queda de vendas já passa de 20%

Joel Leite

03/08/2015 07h45

– Alta de 7,2% só ocorreu porque mês é longo; vendas diárias são as piores desde 2009

SONY DSC

Comparadas com junho, as vendas de carros e comerciais leves tiveram um crescimento de 7,2% em julho, com 219.394 unidades. Mas o setor ainda não pode comemorar a sonhada recuperação. Ao contrário, julho teve a pior venda diária do ano e a pior desde 2009: 9.539 unidades. O "aumento" de vendas no mês passado ocorreu porque o mês teve 23 dias, o mais longo do ano, contra 21 dias úteis em junho.

Tanto que no acumulado do ano (janeiro a julho), a queda de vendas passa agora de 20%: exatamente 20,04%, com 1.489.300 unidades vendidas no período, contra 1.862.570 no mesmo período do ano passado. Em relação a julho do ano passado, as vendas tiveram uma queda de 21,6%.

No ranking por marca, a Fiat segue líder, vendeu 38.103 unidades e ficou com 17,4%. A Volkswagen vendeu 31.165 carros e ficou com 14,2% e a GM ficou na terceira posição, com 30.832 unidades e 14,1%. O segundo lugar no ranking, portanto, continua indefinido. Em junho foi da GM, em julho das Volkswagen e com uma diferença muito pequena. As duas, porém, continuam perdendo participação.

O destaque do mês foi o bom desempenho da Ford que, mesmo com queda nas vendas do Ecosport, fechou o mês com 26.239 unidades, em quarto lugar e com 12%, a segunda melhor participação dos últimos dez anos

Completam a lista das dez mais vendidas: Hyundai (18.641); Toyota (16.543); Renault (15.892); Honda (12.332); Nissan (5.490) e Jeep (4.242),  nesta ordem.

Veja o ranking de vendas por marca

Veja o ranking dos 100 carros mais vendidos em julho 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.