PUBLICIDADE
Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Resignado, Moan assiste mais uma queda de vendas

Joel Leite

01/09/2015 10h03

– Presidente da Anfavea destaca que queda de 8,9% é porque agosto teve menor número de dias úteis. NO ano a queda agora é de 20,4%

servico_transito-motoboy_2

Pela segunda vez este ano as vendas de carros ficaram abaixo das 200 mil unidades. A primeira foi em fevereiro, mês com apenas 17 dias, quando foram vendias 179.221 unidades e a outra no mês passado, também um mês curto, com 21 dias úteis. Foram vendidos em agosto 199,8 mil carros e comerciais leves, o segundo pior desempenho em 2015, com queda de 8,9% em relação ao mês anterior.

Ao constatar a queda de vendas em relação a julho, na noite desta segunda-feira, o presidente da Anfavea (associação dos fabricantes), Luiz Moan, disse, resignado:

"Já estou vendo as manchetes de amanhã: mais uma queda de vendas de carros"!

Moan se referia à leitura apressada que, segundo ele, muitos jornais vão fazer do balanço do mês, mas destacou que, consideradas as vendas diárias, houve estabilidade. Foram vendidos em agosto 9.514 carros por dia, apenas 25 a menos do que em julho. A queda de 8,9% nas vendas totais é consequência do menor número de dias úteis em agosto (21, contra 23 em julho).

Na verdade essa discussão fica pequena diante da decadência do mercado este ano.

Em relação a agosto do ano passado houve queda de 22,9% e no acumulado do ano foi registrada mais numa queda: os 1.689.120 carros vendidos de janeiro a agosto deste ano significam uma redução de 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A média diária de vendas caiu 22,8%: foi de 13.261 unidades no ano passado e neste ano não passa de 10.238.

A Fiat fechou o mês mais uma vez na liderança, com 36.048 unidades e 18% participação, distanciando-se das suas principais rivais: a Volkswagen, em segundo, ficou com 14,2% e a GM, em terceiro, com 13,5%. A Ford confirmou o bom momento, avançando para 10,4% e a Hyundai mantém a quinta posição, com 8,3%.

Em seguida aparecem, pela ordem, Renault, Toyota e Honda. Mais distantes, Nissan, em nono lugar (2,5%) e a Jeep, que mantém a presença entre as dez marcas mais vendidas, com 2,4% se já ameaça a japonesa.

Veja o ranking de vendas de agosto

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.